O São Paulo começa às 16h deste domingo, contra o Vasco, no Morumbi, uma sequência de três jogos que poderá lhe render o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na briga direta com o Flamengo pela liderança, o time de Diego Aguirre terá, em tese, caminho mais fácil para chegar ao término da 19.ª rodada no topo da tabela.

continua após a publicidade

Isso porque, do outro lado, os cariocas vão encarar algumas pedreiras pelas quais os paulistas acabaram de passar. Depois de ter visitado o Grêmio no sábado, o Flamengo pega o Cruzeiro, no Maracanã, e o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Já o São Paulo enfrenta, além do Vasco neste domingo, o Sport, na Ilha do Retiro, e a Chapecoense, no Morumbi.

continua após a publicidade

Trata-se de um respiro e tanto a quem acaba de vir de uma maratona das mais complicadas contra equipes que brigam na metade de cima da tabela. O time bateu Flamengo (1 a 0), Corinthians (3 a 1) e Cruzeiro (2 a 0). Só perdeu do Grêmio (2 a 1), em Porto Alegre. Dos 12 pontos, somou nove e ganhou moral.

continua após a publicidade

Agora, vai encarar três adversários da parte de baixo na classificação – por mais que o Vasco ainda tenha dois jogos a fazer. E com um início de returno promissor: Paraná (penúltimo) e Ceará (lanterna) serão os dois primeiros desafios do São Paulo no segundo turno. O discurso, porém, é de manter o foco. “Quando falamos que todo jogo é uma final, não é da boca pra fora”, afirma o volante Hudson.

Com 32 pontos, o time vem fazendo campanha semelhante às dos anos do tri brasileiro (2006 a 2008). Naquelas edições, nessa mesma altura do campeonato, a equipe somava, respectivamente, 33 pontos (2006), 31 (2007) e 27 (2008).

Vale lembrar que o São Paulo não termina uma rodada na liderança desde a sétima jornada de 2015. Já a última vez em que foi campeão simbólico do primeiro turno se deu em 2007.

Para não deixar a derrota inesperada diante do argentino Colón (1 a 0), na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, tirar o embalo da equipe, o técnico Diego Aguirre contará com praticamente todos os titulares à disposição. A exceção é o zagueiro Anderson Martins, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Bruno Alves jogará ao lado de Arboleda. E a partida marcará a despedida de Éder Militão. O atleta vai reforçar o Porto, de Portugal.