São Paulo – O São Paulo pode conquistar o Campeonato Brasileiro mais fácil da era dos pontos corridos, que começou em 2003. O time de Muricy Ramalho e Rogério Ceni lidera o torneio desde a 12.ª rodada, tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado (o Grêmio) e garante o título com 74, segundo o matemático Tristão Garcia.

continua após a publicidade

Ou seja: se o time tricolor fizer a lição de casa e ganhar os 18 pontos que disputará no Morumbi, serão precisos apenas mais seis pontos como visitante para conquistar o título que não leva desde 1991, quando ainda tinha Raí no time e Telê Santana no comando. Vencendo os jogos em casa, o São Paulo poderia se dar ao luxo de nem precisar bater dois de seus maiores rivais na luta pelo título: o Grêmio, no próximo dia 22, em Porto Alegre, e o Santos, em 5 de novembro, na Vila Belmiro. Curiosamente, São Paulo, Grêmio e Santos são os três times com melhor aproveitamento como mandantes: 82%. Cada um conquistou dez vitórias, dois empates e uma derrota em casa. O único revés do time tricolor no Morumbi foi justamente contra o Peixe (4 a 0). Nesse jogo, porém, o São Paulo atuou com reservas (concentrava-se na Libertadores). Foi a única derrota do ?Expressinho?.

Força

Conquistar sete pontos (duas vitórias e um empate) em 12 possíveis com o time reserva foi apenas uma das demonstrações de força do São Paulo no Brasileirão. Desde a 12.ª rodada segue firme na liderança. Nem Cruzeiro em 2003, nem Santos em 2004, nem Corinthians em 2005 conseguiram se manter tanto tempo na ponta, sem ser incomodados de perto por algum rival.

Santos e Internacional, até algumas rodadas atrás, demonstravam que poderiam brigar cabeça a cabeça com o São Paulo, mas acabaram tropeçando nas próprias pernas e dão poucas mostras de que podem se recuperar – o time gaúcho está mais preocupado com a Mundial de Clubes no Japão e o técnico santista Vanderlei Luxemburgo já está quase entregando os pontos.

continua após a publicidade

Dessa forma, o rival do São Paulo pelo título seria o Grêmio. Mas a goleada sofrida por 4 a 0 para o Goiás, domingo retrasado, foi uma ducha fria nos gremistas.

Paranaenses com chances

continua após a publicidade

São Paulo – Confira as projeções envolvendo os times que disputam o Brasileirão da Série A deste ano. Os dados levam em conta diversos fatores, como campanha, jogos em casa e fora, gols marcados, etc. Dados calculados após a realização dos jogos do último sábado.

Projeções: Para ser campeão -74 pontos; vaga na Libertadores (primeira fase) -62 pontos; para não ser rebaixado – 48 pontos.

Chances de ser campeão: 1.º – São Paulo, 60%; 2.º -Grêmio, 18%; 3.º – Internacional, 10%; 4.º – Santos, 9%; 5.º – Paraná, 2%; 6 º – Vasco, 1%.

Chances de se classificar à Libertadores 2007: 1.º – São Paulo, 99%; 2.º – Grêmio, 89%; 3.º – Santos, 77%; 4.º -Paraná, 47%; 5.º – Vasco, 27%; 6.º – Cruzeiro, 11%; 7.º -Figueirense, 11%; 8.º -Atlético Paranaense – 10%; 9.º -Juventude, 5%; 10.º -Botafogo, 5%; 11.º -Fluminense, 5%; 12.º -Goiás, 3%; 13.º – Palmeiras, 3%; 14.º – Corinthians, 3%; e 15.º -Ponte Preta, 1%. Obs.: Flamengo (atual campeão da Copa do Brasil) e Internacional (atual campeão da Libertadores) já estão classificados para a edição do ano que vem.

Chances de rebaixamento para a Série B: 20.º – Santa Cruz, 90%; 19.º – Fortaleza, 82%; 18.º – São Caetano, 79%; 17.º – Ponte Preta, 41%; 16.º -Corinthians, 18%; 15.º -Goiás, 15%; 14.º – Flamengo, 16%; 13.º – Palmeiras, 16%; 12.º – Botafogo, 11%; 11.º -Fluminense, 11%; 10.º -Juventude, 6%; 9.º – Atlético Paranaense, 6%; 8.º -Figueirense, 5%; 7.º -Cruzeiro, 2%; e 6.º – Vasco, 2%.

62 pontos pra Libertadores

São Paulo – De acordo com o matemático Tristão Garcia, 62 pontos são suficientes para que um time garanta vaga na Copa Libertadores de 2007. O Inter, atual campeão, e o Flamengo, que faturou a Copa do Brasil, já estão garantidos. Restam assim duas vagas para classificação direta e mais duas para a 1.ª fase da competição. ?Os clubes sabem que o qualificatório da Libertadores é desgastante, porque é preciso antecipar a pré-temporada para disputá-lo já no fim de janeiro ou início de fevereiro. Se o clube se classifica direto, estréia só em março?, explica Garcia.

Atualmente, São Paulo e Grêmio estariam garantidos. Santos e Paraná iriam para a Pré-Libertadores.

Matemático diz que Coxa corre por fora na Série B

São Paulo – Náutico, Atlético Mineiro e Sport Recife são os maiores candidatos a garantir o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, de acordo com o matemático Tristão Garcia. Paulista de Jundiaí, América de Natal, Coritiba e Avaí correm por fora.

Para figurar na divisão de elite em 2007, o matemático gaúcho calcula que são precisos 62 pontos. ?Essa é a pontuação garantida?, diz Garcia. ?Mais uma vez, digo que um clube pode até conseguir seu objetivo com menos pontos. Mas, com 62, é garantido?, emenda o matemático.

Quase no vinagre

Na parte debaixo da tabela, além da Portuguesa, outros dois times paulistas correm risco: o Ituano e o Guarani, que foi punido pela Fifa com a perda de três pontos por causa de uma dívida com um clube turco. São Raimundo, Ceará e Remo também estão na zona perigosa.

Um ?detalhe? pode explicar o fraco rendimento dos paulistas na Série B: detém cinco das seis piores médias de público (Ituano, Gama-DF, Portuguesa, Santo André, Paulista e Marília).

As chances de a Lusa ser rebaixada para a Série C são de mais de 90%, segundo Tristão Garcia. ?Ela teria que ganhar em 11 rodadas o que somou em 27 para não cair?, explica.

Atualmente, a Portuguesa tem 27 pontos. De acordo com o matemático, são precisos 49 para fugir da degola. ?É até possível um time não ser rebaixado com 48 ou até mesmo com 47. Mas a chance de cair com 49 pontos é inferior a 1%?, calcula Garcia.