O São Paulo continua com sua escalada dentro do Campeonato Brasileiro. No Morumbi, o time conquistou o quinto triunfo seguido ao passar pelo Goiás por 3 a 1, neste domingo, pela 18.ª rodada. O resultado deixou o clube paulista pela primeira vez na zona de classificação para a Copa Libertadores, em quarto lugar, com 30 pontos.
De quebra, o São Paulo completou o sétimo jogo sem derrota e acabou com uma sequência de seis vitórias seguidas do time goiano, que ocupa a segunda posição do Brasileirão, com 32 pontos. Os paulistas, no entanto, podem sair do G-4 na segunda-feira, se o Internacional vencer o Sport, no Beira-Rio, no complemento da rodada.
Na noite deste domingo, o técnico Ricardo Gomes não teve problemas na escalação e colocou força máxima em campo. E com os jogadores empolgados e confiantes pela boa sequência, o treinador assistiu a um bom começo de jogo. Com toques rápidos pelas laterais, o São Paulo deu trabalho ao sistema defensivo do Goiás.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos 13 minutos. Jean cruzou pela direita e a zaga do Goiás cortou o zagueiro Leandro Euzébio. Em seguida, Richarlyson surpreendeu ao arriscar uma bomba de fora da área, de primeira. A bola explodiu no travessão de Harley, que estava batido na jogada.
O Goiás tentou acabar com a velocidade do São Paulo com uma forte marcação no meio-campo. A estratégia do time visitante deixou as coisas mais difíceis. Numa falha do São Paulo, Léo Lima ficou livre e soltou uma bomba aos 43 minutos, da entrada da área. A bola saiu rasteira e passou perto do canto esquerdo de Denis.
Mesmo com a marcação goiana, o São Paulo não mudou sua forma de jogo e conseguiu chegar ao gol com um forte pressão nos minutos finais. Aos 45, Júnior César chutou outra na trave. Um minuto depois, Jorge Wagner cruzou e Washington utilizou a cabeça para colocar a bola no fundo das redes e fechar o primeiro tempo em vantagem.
Na etapa final, o Goiás teve de abrir um pouco mais para buscar o empate. O técnico Hélio dos Anjos tirou Fernando e colocou Bruno Meneghel. Isso facilitou o trabalho para o São Paulo, que conseguiu encaixar os contra-ataques.
Contudo, o travessão estava no caminho dos donos da casa e, aos 30 minutos, o time acertou a terceira bola no poste. Desta vez com Dagoberto, que fez jogada espetacular, passou por três marcadores e chutou forte de fora da área.
Mas o São Paulo conseguiu chegar ao segundo gol aos 33, após a expulsão do zagueiro Rafael Tolói por falta violenta em Dagoberto. Em cobrança de escanteio de Hernanes, Jorge Wagner cabeceou no cantinho esquerdo de Harlei.
O Goiás ainda descontou aos 42 minutos. Bruno Meneghel recebeu passe dentro da área, deu um lindo corte em André Dias e bateu para o fundo do gol, por baixo das pernas de Denis.
Mas o gol não diminuiu o ânimo do São Paulo, que fechou o marcador aos 49 minutos com Borges ao receber dentro da área e tirar Harlei da jogada. Nas arquibancadas, os torcedores são-paulino voltaram a gritar “o campeão voltou”.
Na próxima rodada, o São Paulo tentará a sexta vitória seguida diante do Sport, na Ilha do Retiro, no domingo. Para este confronto, Ricardo Gomes não poderá contar com Dagoberto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O Goiás volta a campo no mesmo dia para enfrentar o Vitória no Serra Dourada.
Ficha Técnica:
São Paulo 3 x 1 Goiás
São Paulo – Denis; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Júnior César; Dagoberto (Marlos) e Washington (Borges). Técnico: Ricardo Gomes.
Goiás – Harlei; Walmir Lucas, Leandro Euzébio e Rafael Tolói; Gomes (Rafael), Amaral, Fernando (Bruno Meneghel), Léo Lima, Felipe Menezes (Robert) e Júlio César; Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols – Washington, aos 46 minutos do primeiro tempo. Jorge Wagner, aos 33, Bruno Meneghel, aos 42, e Borges, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Jean, Júnior César, Dagoberto (São Paulo); Fernando, Bruno Meneguel e Iarley (Goiás).
Cartão vermelho – Rafael Tolói (Goiás).
Árbitro – Alício Pena Júnior (MG).
Renda – R$ 691.290,00.
Público – 28.200 pagantes.
Estádio – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).