continua após a publicidade

Rogério Soares/A Tribuna de Santos
Brasiliense continua
ameaçado de rebaixamento.

São Paulo – Não valeu nem como treino. Apático, o São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Brasiliense, de virada, ontem à noite, no Morumbi, e viu frustrada a primeira tentativa de acertar o time para o Mundial de Clubes da Fifa. Após a quarta derrota em casa no Campeonato Brasileiro, a torcida ficou com uma certeza: o futebol da equipe em 12.º lugar, com 45 pontos terá de melhorar muito para o torneio, de 11 a 18 de dezembro, no Japão. O Brasiliense agradeceu e, apesar de ainda estar em situação muito complicada na 19.ª posição, com 36 pontos, conquistou resultado fundamental para tentar fugir do rebaixamento.

No início do jogo, parecia que os paulistas seriam arrasadores. Não deram tempo para os visitantes respirarem e na primeira pressão abriram o placar. Aos 3 minutos, Lugano chutou forte e Eduardo defendeu no susto. Mas o São Paulo insistiu: Cicinho tabelou com Amoroso, que devolveu de calcanhar, e o lateral tocou no canto para marcar o primeiro.

Em dois minutos, o time de Paulo Autuori criou chances para ampliar. Aos 11, Cicinho cruzou, Amoroso chegou de carrinho, mas não alcançou. Aos 14, Souza bateu escanteio, Fabão tocou de cabeça e acertou o travessão. Depois disso, teve mais posse de bola, mas errou demais nos cruzamentos e esbarrou na retranca do rival.

continua após a publicidade

O jogo estava tranqüilo, até demais. Por isso, a torcida nem teve muito com o que vibrar. Manifestou-se apenas quando o volante Vampeta adversário de longa data, desde quando passou pelo Corinthians pegava na bola.

Comodismo

Na etapa final, o São Paulo pagou pelo comodismo. Com menos de um minuto, Dida foi à linha de fundo e cruzou para Igor empatar. Mesmo tendo sofrido o gol, o time da casa não mudou a postura: lento, tinha dificuldades para armar as jogadas e só assustou Eduardo em cobranças de falta de Rogério Ceni, aos 4, aos 40 e aos 36.

continua após a publicidade

Ficou evidente que só o Brasiliense estava interessado na partida. A marcação no meio-campo melhorou e o São Paulo não conseguia jogar prova disso é que Amoroso e Cristian não pegaram na bola. O rival aproveitou os espaços. Aos 24, Lindomar fez belo passe para Igor, e os quatro zagueiros são-paulinos ficaram observando o atacante completar, frente à frente com Rogério Ceni, e virar o resultado.

Por pouco os visitantes não ampliaram, quando Igor acertou a trave de Rogério. A série de treinos para o Mundial começa mal, mas pelo que deixou de jogar, o resultado poderia ter sido bem pior para o São Paulo.

O time do DF rescindiu o contrato com o atacante Oséas, ex-Atlético-PR.