O São Paulo confirmou o bom momento no Brasileirão e venceu mais uma neste domingo. Jogando em Fortaleza, o time de Paulo César Carpegiani derrotou o Ceará por 2 a 0 e garantiu o 100% de aproveitamento neste início de campeonato.
Com sua quinta vitória consecutiva, o São Paulo disparou na liderança do Brasileirão, com 15 pontos – o vice-líder Palmeiras soma 11, após golear o Avaí por 5 a 0. Já o Ceará segue na parte inferior da tabela, com apenas quatro.
O jogo deste domingo marcou a “despedida” de Lucas antes de se apresentar à seleção brasileira, nesta segunda-feira, para disputar a Copa América. O meia não conseguiu repetir as boas atuações do Campeonato Paulista neste domingo, mas deixou sua marca no segundo tempo. Marlos fez o primeiro gol, aos 35 minutos da primeira etapa.
O JOGO – Empurrado pela torcida, o Ceará acelerou o ritmo da partida nos primeiros 15 minutos e quase surpreendeu a defesa do São Paulo. Na base da correria, o time da casa esteve perto de abrir o placar aos 12 minutos. Iarley puxou rápido contra-ataque e deu bela enfiada para Osvaldo, que entrou na área e bateu forte. Rogério Ceni saltou com firmeza e fez a defesa.
Mas o ímpeto cearense parava nos seus próprios tropeços. Ansioso, o time atacava de forma desorganizada e não conseguia superar a zaga são-paulina. Poucas finalizações chegaram até o goleiro.
O São Paulo tentava responder na mesma velocidade. Aos 9, Marlos avançou pela direita, foi até a linha de fundo e bateu cruzado, com perigo. Aos 18, foi a vez de Casemiro ameaçar o gol de Fernando Henrique em cabeçada dentro da pequena área. O goleiro se esticou para fazer bela defesa.
Logo na sequência, o Ceará emplacou contra-ataque e criou sua melhor chance de gol na partida. Osvaldo arrancou pela direita e foi derrubado dentro da área por Xandão. Na cobrança do pênalti, o atacante finalizou no canto, mas parou na defesa de Rogério. “Eu estava com confiança e bati. Acho que o Rogério se mexeu e saiu antes”, reclamou Osvaldo.
Cansado por conta da correria do início, o time da casa reduziu o ritmo a partir dos 30 minutos e viu o São Paulo assumir o controle da partida. A equipe de Carpegiani passou a cadenciar o jogo no meio-campo, esperando a melhor chance de atacar. A oportunidade surgiu com Marlos aos 35. Ele avançou pela esquerda, invadiu a área, cortou o marcador e bateu rasteiro para o fundo das redes.
O segundo tempo repetiu o início da partida. O Ceará partiu para o ataque em busca do ataque, mas parava nas próprias limitações. Aos 3, Diego Macedo recebeu lançamento na área pela direita e cruzou com perigo. Iarley e Thiago Humberto, na pequena área, desperdiçaram chance incrível. O mesmo Thiago Humberto e Osvaldo, por duas vezes, também perderam boas oportunidades de gol.
Preocupado com as investidas do Ceará, Carpegiani resolveu reforçar a defesa. Trocou o atacante Marlos, um dos melhores em campo, pelo zagueiro Bruno Uvini. A mudança, porém, não deixou o São Paulo mais recuado em campo. Aos poucos, o time visitante equilibrou a partida. E não demorou para aumentar a vantagem.
Aos 21, Casemiro armou jogada pelo meio e acionou Henrique, que não dominou a bola. Lucas aproveitou a sobra, entrou na área, driblou o goleiro e mandou para as redes: 2 a 0. Cinco minutos depois, Jean acertou a trave, em cobrança de falta, e quase ampliou.
O segundo gol não desanimou o Ceará. Aos 34, Washington escorou de cabeça e também acertou a trave, após cruzamento de Osvaldo. O time da casa se manteve no ataque, mas não conseguia superar Rogério Ceni. Depois de defender o pênalti no primeiro tempo, o goleiro fez grandes defesas na etapa final e assegurou a vitória são-paulina.
O São Paulo volta a campo no próximo domingo para fazer o clássico com o Corinthians, no Pacaembu. No mesmo dia, o Ceará enfrentará o Palmeiras, novamente em casa.
Ficha Técnica:
Ceará 0 x 2 São Paulo
Ceará – Fernando Henrique; Diego Macedo (Sinho), Diego Sacoman, Erivelton e Vicente; João Marcos, Heleno, Eusébio (Washington) e Thiago Humberto; Iarley (Diguinho) e Osvaldo. Técnico: Vágner Mancini.
São Paulo – Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro (Carlinhos) e Lucas; Marlos (Bruno Uvini) e Henrique (Rivaldo). Técnico: Paulo César Carpegiani.
Gols – Marlos, aos 35 minutos do primeiro tempo. Lucas, aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – João Marcos (Ceará); Juan, Rodrigo Souto, Bruno Uvini (São Paulo).
Árbitro – Edivaldo Elias da Silva (PR).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).