O São Paulo conquistou um empate com sabor de vitória diante do Grêmio, nesta quarta-feira. Com três jogadores a menos, o time segurou o placar de 1 a 1 em Porto Alegre, em duelo válido pela 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar de não ter alcançado a vitória, o clube retornou provisoriamente à liderança da competição, agora com 59 pontos, um de vantagem sobre o Palmeiras.
O time de Muricy Ramalho pode recuperar a liderança no próximo domingo, caso vença o Fluminense no Rio de Janeiro. Quem também pode chegar à ponta no final de semana é o Atlético-MG. A equipe de Celso Roth tem 56 pontos, e em caso de vitória sobre o Flamengo, no Mineirão, ultrapassaria o São Paulo no número de vitórias.
O Grêmio, por sua vez, não tem muito mais o que brigar no Brasileirão. Apesar de não perder em casa desde setembro do ano passado, o time gaúcho realizou uma péssima campanha como visitante e ocupa o sétimo lugar na tabela, com 48 pontos, praticamente fora da briga por uma vaga à Copa Libertadores de 2010.
Sem Richarlyson, o São Paulo entrou em campo nesta quarta-feira com Arouca no meio e Jean na lateral-direita. O técnico Ricardo Gomes preferiu deixar Adrián González no banco de reservas. A meta do treinador era reforçar a marcação e impedir que o Grêmio executasse sua principal jogada: a bola aérea.
Contudo, a marcação do São Paulo falhou e o Grêmio marcou o primeiro da partida. Aos 23 minutos, Douglas Costa cobrou falta e levantou na área. O zagueiro Rafael Marques subiu absolutamente livre – entre quatro são-paulinos – e testou para o fundo das redes de Rogério Ceni.
Após o gol, o time de Ricardo Gomes passou a trabalhar melhor a bola e a investir mais nas jogadas pelas laterais. O empate chegou aos 32 minutos. Em cruzamento de Hernanes, a zaga gremista não conseguiu cortar, Dagoberto dominou no peito e bateu para o gol, ainda contando com o desvio de Rafael Marques – autor do gol gremista – para enganar o goleiro Victor.
FALTOU CABEÇA – Quando todos esperavam uma boa etapa final do São Paulo, o time se complicou nos seus próprios erros. A bola aérea do Grêmio novamente assustou. Aos 25 minutos, Rogério Ceni fez um verdadeiro milagre. Em cobrança de falta de Tcheco, Douglas Costa desviou e o goleiro pegou em cima da linha.
Borges então entrou em campo na vaga de Washington e teve uma atuação desastrosa. Foi expulso aos 32 minutos ao dar um chute em Túlio. Um minuto depois, Dagoberto deu uma entrada criminosa, também em Túlio, e levou o vermelho. O São Paulo ficou com dois a menos e levou uma pressão gigantesca.
Se não fosse a boa atuação de Rogério Ceni e a falta de sorte de Souza e Perea, o time gaúcho teria deixado o gramado com a vitória. Nos acréscimos, o São Paulo ainda perdeu Jean, também expulso após receber o segundo cartão amarelo. No final, o empate foi festejado pelos são-paulinos, que se mantêm com boas chances de levar o quarto título brasileiro consecutivo.
PRÓXIMOS JOGOS – Pela 35.ª rodada do Brasileirão, o São Paulo só joga no dia 14, contra o Vitória, no Morumbi. No mesmo dia, o Grêmio vai a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro.
Ficha Técnica:
Grêmio 1 x 1 São Paulo
Grêmio – Victor; Willian Thiego (Perea), Rafael Marques, Réver e Lúcio (Fábio Santos); Adílson, Túlio (Herrera), Souza e Tcheco; Douglas Costa e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.
São Paulo – Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Arouca (Hugo), Jean, Hernanes, Jorge Wagner (Marlos) e Junior Cesar; Dagoberto e Washington (Borges). Técnico: Ricardo Gomes.
Gols – Rafael Marques, aos 23, e Dagoberto, aos 32 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos – Túlio, Maxi López, Tcheco, Souza e Réver (Grêmio); André Dias (São Paulo).
Cartões vermelhos – Borges, Dagoberto e Jean (São Paulo).
Árbitro – Jaílson Macedo Freitas (BA).
Renda – R$ 201.098,00.
Público – 13.982 espectadores.
Local – Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).