A rotina de semifinalista de Copa Libertadores para o São Paulo vai alterar a programação do clube nas duas semanas dos confrontos com o Atlético Nacional. A comissão técnica antecipou a concentração e a viagem para a Colômbia, além de fazer treinos fechados para esconder a escalação do time.
A escolha pelo segredo só permitiu na última segunda-feira a descoberta de duas prováveis novidades na equipe titular. O lateral-esquerdo Mena e o volante Hudson trabalharam com o restante da equipe no CT da Barra Funda. Ambos tiveram lesões musculares e perderam os últimos jogos da equipe. Os retornos amenizam duas perdas importantes no setor ofensivo. Estiramentos na coxa devem tirar das semifinais o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Kelvin.
O técnico Edgardo Bauza só vai definir a escalação em treino nesta terça-feira no estádio do Morumbi. O trabalho será novamente sem a presença dos jornalistas. O argentino também ordenou que os jogadores se concentrassem no CT da Barra Funda desde segunda. Geralmente o elenco inicia esse processo apenas na véspera dos jogos.
A preocupação em não vacilar e dar adeus ao título a um passo da final vai fazer o São Paulo viajar ainda no domingo à noite para a Colômbia. A diretoria fretou um voo para horas depois da partida com o América-MG, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
A opção foi para minimizar o desgaste, já que não existem voos comerciais diretos da capital paulista até Medellín. Por lá o São Paulo deve fazer dois treinamentos antes da segunda partida da semifinal.
“Nossa obrigação é classificar. Vamos buscar isso nos dois jogos, não importa onde. Claro que em casa o peso é maior e na Libertadores temos feito o resultado sempre”, afirmou o zagueiro Maicon.
O planejamento da viagem à Colômbia começou a ser traçado logo depois da classificação sobre o Atlético-MG, em 18 de maio. O São Paulo enviou o auxiliar técnico Pintado para Medellín, onde acompanhou partidas do Atlético Nacional.
A equipe colombiana chegou em São Paulo no fim de semana. No domingo, treinou no CT do Palmeiras e na segunda, fez o trabalho de reconhecimento do gramado no Morumbi, onde quase se encontrou com cinco ídolos do time paulista. Raí, Zetti, Lugano, Rogério Ceni e Maicon foram ao estádio um pouco mais cedo posar para uma foto publicada nas redes sociais do clube.