O São Paulo emitiu nota oficial nesta quinta-feira para acusar a torcida do Corinthians de incitar a briga entre uma organizada do clube tricolor e a Polícia Militar, durante o clássico realizado domingo, no Morumbi. Para embasar a denúncia, o São Paulo publicou dois vídeos no seu site oficial mostrando uma torcida organizada do Corinthians supostamente jogando explosivos contra os são-paulinos.
No comunicado, a diretoria tricolor afirma que realizou “exame minucioso das imagens obtidas pelo circuito interno de monitoramento do Morumbi”, e que este material colhido mostra que “o primeiro artefato explosivo que veio a cair no setor térreo foi atirado a partir do setor destinado à torcida visitante”.
Num dos vídeos postados no site do clube vê-se uma fumaça no setor destinado à torcida do São Paulo, logo abaixo do local onde os corintianos estavam na arquibancada, mas não é possível identificar de onde a suposta bomba parte. “A forma como os torcedores (corintianos) se debruçam, olham e se dirigem aos torcedores do atingido pelo artefato explosivo indica ter partido daquele local o primeiro explosivo”, conclui o São Paulo.
Outro vídeo mostra que, exatos 45 segundos depois, um torcedor corintiano, bem próximo à divisória entre as duas torcidas na arquibancada, levanta o braço, aparentemente segurando um rojão, e da mão dele em direção aos são-paulinos sai um rastro de fumaça que sugere tratar-se de objeto explosivo.
“É inegável que os distúrbios verificados entre as torcidas organizadas do São Paulo e a Polícia Militar ocorreram a partir do lançamento desses artefatos explosivos”, diz o comunicado do São Paulo.
A confusão entre a PM e as organizadas do São Paulo – especialmente a Independente -, se deu quando os policiais tentaram afastar os torcedores tricolores dos arredores da grade que os separava dos visitantes. No primeiro vídeo, que mostra o cenário antes da suposta primeira bomba, o confronto ainda não havia se iniciado. No segundo, que de acordo com o São Paulo foi gravado 45 segundos depois, a PM já se movimenta para dispersar os são-paulinos.
Depois do jogo, torcedores organizados do Corinthians organizaram uma emboscada a torcedores do São Paulo na Marginal Tietê, que acabou com quebra-quebra. Por conta disso, o Ministério Público voltou a pedir a extinção tanto da Gaviões da Fiel e quanto da Torcida Independente.
Por conta da confusão dentro do Morumbi, o São Paulo deverá ser denunciado pelo o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, e perder de um a 10 mandos de jogo. Além da briga, deve ser anexado ao processo vídeo em que uma equipe do programa CQC, da TV Bandeirantes, é agredida por torcedores do São Paulo no setor das cativas do estádio.