Genebra – Apesar de ter perdido a final da Copa Libertadores para o Olimpia, o São Caetano ainda pode transformar em realidade o sonho de disputar o Mundial Interclubes, no Japão. Segundo revelou um funcionário da Fifa à Agência Estado, o clube paraguaio deu sinais de que poderá desistir de disputar o jogo contra o Real Madrid, atual campeão europeu, no dia 3 de dezembro, no Japão, o que daria automaticamente a vaga ao vice sul-americano: a equipe do ABC paulista.
O problema é que os dirigentes do Olimpia abriram um processo judicial contra a Fifa, alegando que a entidade máxima do futebol teria prejudicado o clube ao estabelecer a forma pela qual a transferência de seus jogadores para equipe estrangeiros deveria ocorrer.
“O Olimpia havia criado condições para que seus jogadores fossem comprados por times de fora do Paraguai e essas condições violavam as regras de transferência da Fifa. Decidimos, então, julgar essas medidas e exigir que o Olimpia retirasse essas condicionalidades”, afirmou um representante legal da entidade. Mas o clube de Assunção não ficou satisfeito com a decisão e levou a Fifa aos tribunais suíços, fato que é proibido pelas leis da entidade.
Na semana passada, a Fifa alertou que se o Olimpia não retirasse a queixa até a última sexta-feira, poderia sofrer punições. Em resposta, os dirigentes do clube paraguaio ameaçam não ir à Tóquio para participar da partida organizada pela Fifa. Até o começo da noite de ontem na Suíça (sede da entidade), a Fifa informava que não havia recebido qualquer informação sobre a retirada do caso do Tribunal de Zurique e que, portanto, iria estudar uma punição ao clube paraguaio.
“Se de fato o Olímpia desistir de participar da Copa Intercontinental ou for punido pela Fifa, o representante da América do Sul seria escolhido pela entidade em coordenação com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol)”, garantiu um representante da Fifa.
Nos corredores da Fifa, porém, o comentário é de que a escolha natural seria a de enviar o vice-campeão da Libertadores, ou seja, o São Caetano. Não seria a primeira vez que o torneio acabaria sendo disputado pelo vice-campeão de um dos continentes. Em 1971, o holandês Ajax, campeão europeu daquela temporada, se recusou a viajar à América do Sul temendo a violência das equipes da região. Naquela época, a final do torneio não ocorria em Tóquio, mas era disputada em duas partidas, uma na Europa e outra na América do Sul.
Quem substituiu o Ajax foi o vice-campeão europeu, o Panathinaikos da Grécia, que perdeu para o Nacional de Montevidéu. A última vez que um time se recusou a comparecer à final foi em 1979, quando o Nottingham Forest não aceitou jogar contra o Olimpia. O representante europeu foi o Malmoe, da Suécia, que perdeu para o time paraguaio. Desde 1980, a Copa Intercontinental ocorre em uma só partida, disputada no Japão.