Medellín – O Santos superou mais um obstáculo em busca consagração na América do Sul. Na noite desta quarta-feira, o atual campeão brasileiro conseguiu a vaga na decisão da Copa Libertadores com uma vitória fora de casa sobre o Independiente Medellín por 3 x 2. Os gols do Peixe foram marcados pelo zagueiro Alex, o meia Fabiano e o lateral-esquerdo Léo.
Agora, o Santos espera o próximo rival na competição, que sai do confronto desta quinta-feira entre Boca Juniors e América de Cali. O time argentino entra em campo na Colômbia com uma vantagem de dois gols de diferença.
Além de toda a pressão da torcida e o péssimo gramado, o Santos enfrentou um início de partida desastroso. Inicialmente, com apenas 13min, o Peixe perdeu a vantagem conquistada no confronto de ida. Em um contra-ataque bem armado, Moreno saiu livre pelo lado esquerdo, esperou a saída de Fábio Costa e tocou por cobertura. Um belo gol dos colombianos.
Pouco depois, o técnico Emerson Leão ficou sem uma peça importante de seu esquema. O versátil Elano teve que deixar o gramado depois de uma entrada criminosa de Montoya em uma jogada pelo lado direito. Com tudo isso, o Santos ficou perdido em campo. Assim, o Independiente teve boas chances de ampliar, com chutes de fora da área de Vasquez e Montoya.
Apesar das dificuldades, o Peixe teve a ajuda da sorte para empatar e voltar ao jogo. Aos 37min, Diego bateu falta da direita e, sem querer, o zagueiro Alex colocou, com o peito, a bola longe do alcance do goleiro colombiano.
Com o jogo igual, o segundo tempo começou bastante movimentado. O Independiente chegou perto do segundo em uma cobrança de falta de Montoya, defendida com dificuldade por Fábio Costa. Em seguida, o Santos deu resposta com uma finalização no travessão de Ricardo Oliveira. Os colombianos também acertaram o poste, em mais uma jogada de bola parada, desta vez batida por Molina.
Ousado, o Santos não queria dar chances ao azar. Assim, virou o marcador aos 17 min do segundo tempo. Fabiano recebeu de Reginaldo Araújo no lado direito e chutou cruzado, sem qualquer chance de defesa para González. No entanto, o Peixe passou novamente um susto no final. Aos 35min, o Indepediente renasceu em campo com um gol de Molina, em um chute forte pelo lado esquerdo.
Para alívio dos torcedores santistas, a pressão colombiana não durou muito. Afinal, aos 42min, o Peixe colocou números finais ao marcador. Fabiano fez boa jogada pela direita e cruzou para Léo, que precisou finalizar duas vezes antes de balançar as redes.
INDEPENDIENTE 2 X 3 SANTOS
Independiente
González; Calle, Baloy e Perea; Vasquez (Alvarez), Restrepo, Jaramillo, Montoya (Serna) e Roberto Carlos Cortez; Moreno (Diego Alvarez) e Molina
Técnico: Victor Luna.
Santos
Fábio Costa; Reginaldo Araújo (André Luís), Pereira, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (Fabiano) e Diego; Robinho (Douglas) e Ricardo Oliveira
Técnico: Emerson Leão.
Data: 18/06/2003 (quarta-feira)
Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín
Horário: 21h40
Árbitro: Gilberto Hidalgo (PER)
Assistentes: Jorge Jaimes (PER) e Juan Sulca (PER)
Cartões amarelos: Fábio Costa e Jaramillo
Gols: Moreno, aos 13, Alex, aos 37min do primeiro tempo; Fabiano, aos 17, Molina, aos 35, Leáo, aos 42min do segundo tempo.