O lance mais importante da vitória de 2 a 0 do Santos sobre o já rebaixado Figueirense hoje, na Vila Belmiro, ocorreu aos 27min do segundo tempo, quando Neymar recebeu o cartão amarelo que o impede de enfrentar o Corinthians, no Pacaembu, daqui a uma semana.
Ironicamente, o treinador Muricy Ramalho aplaudiu o árbitro Claudio Francisco Silva, quando ele mostrou o terceiro cartão amarelo ao camisa 11 por avaliar que ele simulou um falta.
Assim, o principal jogador do futebol nacional não disputará o clássico contra o arquirrival do seu clube, que o eliminou na semifinal da Libertadores, em junho.
Diante dos 10 mil espectadores que encheram o estádio, Santos e Figueirense cumpriam tabela pela penúltima rodada do Brasileiro. Os meias Pato Rodríguez e Felipe Anderson fizeram os gols.
O time paulista ocupa a nona posição, com 49 pontos. Antepenúltima colocada do returno, a equipe catarinense permanece na vice-lanterna, com 30 pontos, quatro a mais do que o Atlético Goianiense. No próximo domingo, enfrenta o Grêmio em Florianópolis.
Os santistas tiveram à sua disposição três jogadores que defenderão a seleção brasileira no Superclássico das Américas, quarta-feira, contra a Argentina, no estádio La Bombonera: o zagueiro Durval, o volante Arouca e o atacante Neymar.
Aos 43min do primeiro tempo, Felipe Anderson superou a defesa adversária e cruzou da linha de fundo para conclusão de letra de Patito Rodríguez na boca do gol: 1 a 0.
No segundo tempo, foi a vez de Felipe Anderson balançar a rede. Ele ficou com a sobra na área, teve o chute defendido por Tiago, mas aproveitou o rebote, aos 18min.