O Santos garantiu neste domingo a classificação antecipada para as quartas de final do Paulistão. Mesmo com um time bastante desfalcado, bateu o Ituano por 3 a 2, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela 16ª rodada do campeonato. E a vitória o manteve em quarto lugar, com 34 pontos – mesmo número de pontos de Corinthians e São Paulo e apenas um a menos que o líder Palmeiras.

continua após a publicidade

O jogo começou com as duas equipes tendo boas chances de abrir o placar, mas muitas vezes esbarrando na falta de entrosamento ou mesmo na falta de qualidade técnica. O primeiro gol saiu aos 24 minutos, após boa jogada de Junior Urso. Ele cruzou da direita e Jefferson apareceu na segunda trave e cabeceou forte: 1 a 0 para o Ituano.

O empate do Santos veio três minutos depois. Tiago Alves, em seu primeiro jogo como titular no time profissional, diante dos desfalques de Neymar, Zé Eduardo e Maikon Leite, recebeu de Felipe Anderson na esquerda e chutou cruzado. A bola, porém, tomou a direção do gol e surpreendeu o goleiro Marcelo Bonan: 1 a 1.

Aos 35 minutos, Felipe Anderson fez um belo passe e deixou Keirrison na cara do gol. O atacante chutou de primeira e colocou o Santos em vantagem no placar. O Ituano ainda teve uma boa chance de empatar aos 41, em cobrança de falta. Leomir chutou colocado e a bola bateu na trave esquerda do goleiro Rafael.

continua após a publicidade

No segundo tempo, Jonathan fez um belo gol aos 21 minutos. O lateral recebeu passe de Adriano e, ao fazer o domínio, a bola subiu. Sem deixar ela cair, ele chutou forte, mandando no ângulo de Marcelo Bonan. O Ituano ainda diminuiu aos 37, quando Welton tocou para Alan, que, no meio da área, bateu firme para o gol.

Mesmo com a animação do Ituano em busca do empate, o Santos soube segurar a vantagem e comemorou a vitória num jogo em que esteve muito desfalcado – entre tantos jogadores ausentes, destaque principalmente para o meia Elano e o atacante Neymar, que estavam com a seleção brasileira em Londres.

continua após a publicidade

O Santos volta a jogar pelo Paulistão no próximo domingo, quando faz o clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro. Antes disso, o Ituano enfrenta o Oeste no sábado, novamente em Itu.

FICHA TÉCNICA:

Ituano 2 x 3 Santos

Ituano – Marcelo Bonan; Anderson Sales, Rodrigão, Jackson e Alex Cazumba; Adoniran, Junior Urso, Alemão (Oliveira) e Jefferson (Alan); Leomir (Welton) e Malaquias. Técnico: Ruy Scarpino.

Santos – Rafael; Jonathan (Charles), Edu Dracena, Bruno Rodrigo (Bruno Aguiar) e Danilo; Adriano, Possebon, Felipe Anderson e Paulo Henrique Ganso; Keirrison e Tiago Alves (Alan Patrick). Técnico: Marcelo Martelotte.

Gols – Jefferson, aos 24, Tiago Alves, aos 27, e Keirrison aos 35 minutos do primeiro tempo; Jonathan, aos 21, e Alan, aos 37 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Phillipe Lombard.

Cartões amarelos – Danilo, Paulo Henrique Ganso e Possebon (Santos); Leomir e Jackson (Ituano).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Novelli Júnior, em Itu.