Ainda restando cinco rodadas do Campeonato Brasileiro a jogar, o Santos já se preocupa com o Mundial de Clubes e olha para o dia 17 de novembro, uma quinta-feira, data em que a Fifa vai realizar, em Nagoya, no Japão, o sorteio da competição. O time santista já sabe que vai entrar direto nas semifinais, mas ainda não sabe quais clubes jogarão antes, pelas quartas de final, pelo direito de enfrentá-lo.
Além de Santos e Barcelona, outras três equipes já estão classificadas para o Mundial: o Monterrey (México), campeão da Concacaf, o Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Oceania, e o Al Sadd (Catar), que conquistou o título da Liga dos Campeões da Ásia neste sábado. O time neozelandês joga ainda uma fase preliminar do Mundial, contra o campeão japonês. A tabela deste torneio apresenta o Kashiwa Reysol com 65 pontos, seguido por Gamba Osaka (63) e Nagoya Grampus (62), a três rodadas do fim da competição.
O sétimo time virá da África. Neste domingo, aconteceu a primeira final da Copa dos Campeões de lá, com o Wydad (Marrocos) e o Esperance (Tunísia) tendo empatado em 0 a 0, em Túnis. O jogo de volta é no domingo que vem.
Tranquilo no Campeonato Brasileiro, apenas treinando para o Mundial até o final da competição nacional, o Santos começa a se preparar para enfrentar o Ceará, domingo, no Presidente Vargas. Muricy Ramalho, ainda se recuperando da hérnia de disco, não vai viajar com o elenco. Depois, o time santista ainda joga contra Atlético-GO (Pacaembu), Coritiba (Couto Pereira), Bahia (Vila Belmiro) e São Paulo (Morumbi) antes de rumar ao Japão.