Priorizando a marcação, Vanderlei Luxemburgo levou a melhor no duelo com o Emerson Leão nesta quarta-feira na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro, no Estádio do Mineirão. Com o resultado, a equipe da Baixada Santista volta a triunfar fora de casa após mais de um mês – o último resultado positivo longe da Vila Belmiro havia sido em 17 de junho, diante do Juventude (2 a 0). Atuando como armador, Kléber foi o destaque em Belo Horizonte, ao dar duas excelentes assistências para os gols santistas.
Recuperado do fiasco ao perder em seus domínios para o até então lanterna Náutico, na rodada passada, o Santos ocupa agora 12ª posição no Campeonato Brasileiro, com 21 pontos, cinco atrás do Goiás, último a figurar na zona de classificação à Libertadores da América de 2008. Já o Atlético-MG, que vinha de duas vitórias consecutivas, sofreu o primeiro revés sob o comando de Leão e agora está no 9º posto (22).
Se a idéia era barrar os avanços atleticanos na intermediária adversária, o Santos acabou sofrendo com o mesmo estilo de jogo imposto pelos donos da casa. Com isso, o primeiro tempo foi repleto de entradas duras e com pouca objetividade. Mas, num lance isolado de criatividade de Kléber, os santistas saíram na frente, aos 33 minutos do primeiro tempo. Novo camisa 10 do time o improvisado armador deu excelente passe para Marcos Aurélio, que entrou na área e completou na saída do goleiro Edson.
Para diminuir o espaço na chegada do ataque, Luxemburgo avançou ainda mais a marcação e abafou o Atlético-MG na etapa final. A alteração surtiu efeito e os visitantes ampliaram. Em mais uma assistência de Kleber, o xará Kléber Pereira dominou cara a cara com Edson e completou de calcanhar para fazer o seu quarto gol no Nacional – soma um a menos que os artilheiros Pedrinho e Marcos Aurélio.
Mesmo em desvantagem, o Atlético-MG seguiu sendo empurrado pela torcida – cerca de 22.000 pessoas estiveram no estádio – e conseguiu diminuir aos 26 minutos, quando o veterano Lúcio alçou a bola na área e Fábio Costa falhou ao não sair para cortar. A defesa santista afastou parcialmente e Danilinho completou de cabeça para diminuir. Os donos da casa ainda tiveram boas oportunidades de empatar, mas não souberam aproveitar.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Santos recebe o desesperado Flamengo, domingo, na Vila Belmiro. A equipe carioca, que fará a estréia do técnico Joel Santana, aparece na penúltima colocação. Já o Atlético-MG tenta a reabilitação diante do Juventude, também no domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Atlético-MG 1 X 2 Santos
Atlético-MG – Edson; Coelho, Marcos, Leandro Almeida e Thiago Feltri; Rafael Miranda (Bilu) (Vanderlei), Xaves, Marcinho e Danilinho; Paulo Henrique e Éder Luís (Lúcio). Técnico: Leão.
Santos – Fábio Costa; Adaílton, Domingos, Marcelo e Alessandro; Dionísio, Rodrigo Souto, Kléber e Carlinhos; Marcos Aurélio (Rodrigo Tabata) e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols – Marcos Aurélio, aos 33 minutos do primeiro tempo; Kléber Pereira, aos 14, e Danilinho, aos 26 minutos do segundo tempo.