O assédio de clubes europeus sobre os jogadores do Santos continua e já atinge até garotos que estão na reserva. A última proposta foi do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que ofereceu cinco milhões de euros (mais de R$ 11 milhões) pelo meia Alan Patrick, de 19 anos. A exemplo do que fez quando da tentativa do Chelsea de levar Neymar, a cúpula santista nem aceitou abrir negociações, avisando que até o fim da Copa Libertadores de 2011 nenhum jogador importante deixará a Vila Belmiro.

continua após a publicidade

A proposta do Shakhtar foi apresentada ao Santos e a DIS, braço do grupo Sonda que investe em jogadores promissores, pelo empresário de Alan Patrick, Bruno Paiva, numa reunião realizada em São Paulo, na noite desta terça-feira. Os direitos econômicos do meia pertencem ao Santos (50%), à DIS (40%) e ao próprio jogador (10%), e a multa rescisória, estipulada em contrato, é de 20 milhões de euros (mais de R$ 44 milhões).

Alan Patrick joga como armador, é destro e em oito jogos pelo time principal marcou um gol. Ele nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo, e seu contrato vai até 4 de dezembro de 2013. No ano passado, quando Paulo Henrique Ganso foi convocado para a seleção brasileira que disputou o Mundial Sub-20 no Egito, ele foi apontado por Vanderlei Luxemburgo como o substituto ideal do meia.

Depois de brilhar na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, Alan Patrick saiu de cena durante meses em razão de uma lesão no joelho direito e do longo período de recuperação após se submeter a uma artroscopia. Mas, apesar de ser considerado inegociável pelos dirigentes, ele terá dificuldade para deixar de ser promessa e se firmar como craque, já que o Santos tem vários jogadores à sua frente.

continua após a publicidade

Além do titular Ganso e de Marquinhos, Dorival Júnior tem preferido convocar para os jogos, e até escalado, Danilo, Zezinho, Zé Eduardo, Madson e até Breitner. O futebol de Alan Patrick é admirado pelos companheiros e membros da comissão técnica, e os comentários no clube são de que ele seria titular em qualquer time brasileiro, mas no Santos só terá chance de aparecer quando Ganso for negociado para a Europa.