Apesar de estar fora da final da Copa Libertadores, o Santos não quer lamentar a eliminação diante do Grêmio e já foca na seqüência do Campeonato Brasileiro para tentar voltar a disputar a competição sul-americana na próxima temporada. A equipe de Vanderlei Luxemburgo encara o Internacional, no próximo domingo, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Nacional.
Como priorizou a Libertadores e usou diversos reservas nas quatro primeiras partidas, o Santos ocupa apenas a 16.ª colocação com quatro pontos, seis a menos que o líder Botafogo. Alguns atletas devem deixar a Vila Belmiro nas próxima semanas – como Zé Roberto, que acertou o retorno ao Bayern de Munique -, mas Luxemburgo promete que cumprirá seu contrato com o clube.
"A vida continua. O que sempre peço para meus jogadores é que entrem na competição e disputem bem o campeonato. Isto vale também para o Brasileiro. Sempre peço que a equipe entre em campo com espírito guerreiro", disse Luxemburgo após a vitória sobre o Grêmio por 3 a 1 – o time gaúcho, que havia ganho o primeiro confronto por 2 a 0, ficou com a vaga por ter marcado um gol fora de casa.
Para conquistar o segundo Brasileirão pelo Santos – foi campeão em 2004 -, Luxemburgo disse que é "importante é que a equipe não perca o espírito guerreiro" apresentado ontem na Vila Belmiro. Somado a isso, ele elogiou o comportamento da sua torcida, que lotou a Vila. "Dou os parabéns a minha equipe, pois fez uma grande partida, e aos torcedores, que criaram um ambiente para a classificação?.
O goleiro Fábio Costa comentou que os jogadores mais experientes precisam animar os demais companheiros para ganhar o segundo título no ano – conquistou o bicampeonato do Paulistão ao bater o São Caetano na final. "Todo grupo sentiu muito, mas é papel dos jogadores mais experientes absorverem esta eliminação rapidamente para dar moral aos mais jovens. Temos que nos recuperar no Brasileiro, e domingo já tem jogo. Se quisermos disputar o título, não podemos mais desperdiçar pontos", disse o capitão santista.