A contratação de Fernando Uribe pelo Santos, anunciada em 30 de maio, encerrou as buscas para a chegada de um centroavante ao clube, mas a titularidade conquistada imediatamente pelo colombiano ainda não rendeu gols ao novo camisa 9, que atuou nos últimos dois compromissos do time como titular.
Uribe foi escalado pelo técnico Jorge Sampaoli no triunfo por 1 a 0 sobre o Ceará, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Sua atuação foi discreta, ainda que tenha servido como referência no momento de criação de jogadas no setor ofensivo. E acabou sendo substituído aos 23 minutos do segundo tempo, para a entrada de Alison.
Já nesta quinta-feira, Uribe recebeu nova chance de começar jogando pelo Santos, mas teve desempenho ainda mais apagado do que o da sua estreia, pouco tocando na bola. Ele novamente deixou o jogo antes do fim, dessa vez com Sampaoli acionando Eduardo Sasha aos 32 minutos da segunda etapa.
O início discreto de Uribe, porém, não assusta o treinador santista. Na sua avaliação, o colombiano está em processo de adaptação ao clube e de readquirir condicionamento físico e ritmo de jogo, apostando que o atacante será fundamental na sequência da temporada.
“Na realidade, o Uribe está fazendo um favor, ele vem há muito tempo sem jogar, sem treinar, está se recuperando de lesão, não está 100%. Temos muita confiança nele no futuro, quando se colocar em forma será um jogador ótimo para o Santos”, disse.
Adquirido junto ao Flamengo, Uribe assinou contrato com o Santos até junho de 2022. Nesta temporada, havia marcado dois gols em 14 jogos disputados pelo clube carioca, sendo que sua última partida havia sido em 6 de abril. Assim, ficou quase dois meses inativo até fazer a sua estreia pela equipe da Vila Belmiro.