A expectativa era de que o Santos, já sem qualquer pretensão no Brasileirão, apenas cumprisse tabela contra o Fluminense, em situação bem mais delicada. Mas não foi o que se viu. O time paulista jogou bem, buscando sempre o gol e saiu recompensado com a vitória por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, pela 36ª rodada do campeonato.
O gol da vitória santista saiu dos pés de Thiago Ribeiro, mas Montillo foi o grande destaque. Além dos passes, o meia argentino levou perigo ao adversário em duas ocasiões nos primeiros minutos da etapa inicial. Até o técnico Claudinei Oliveira, que vai deixar o Santos no final desta temporada, sentiu a adrenalina da disputa e acabou expulso de campo, depois de ter discutido com árbitro.
Com a vitória, o Santos chegou aos 51 pontos, em situação tranquila no Brasileirão. Não tem mais qualquer risco de rebaixamento e também não pode chegar ao G4, o grupo que garante vaga na Libertadores do ano que vem. Assim, segue cumprindo tabela nas duas últimas rodadas, quando encara o Atlético-PR e o Goiás.
Do lado do Fluminense, o nome do jogo foi Diego Cavalieri. Com o ataque e a zaga deixando a desejar, o goleiro impediu praticamente sozinho que a derrota foi pior. Mesmo assim, o time carioca ficou estacionado nos 42 pontos, ainda correndo sério risco de rebaixamento – nas duas últimas rodadas do campeonato, jogará Atlético-MG, no Maracanã, e Bahia, em Salvador.
Ante do início do jogo, os jogadores dos dois times fizeram mais um protesto organizado pelo movimento Bom Senso FC e ficaram sentados em campo por alguns segundos, com os braços cruzados, a exemplo do que vem ocorrendo em todas as partidas desta rodada do Brasileirão. Com a manifestação, eles esperam mostrar que estão esperando uma resposta da CBF às suas reivindicações.
O JOGO – O duelo começou com claro predomínio do Santos sobre o Fluminense. Logo aos cinco, Alison já tinha “arrancado” tinta da trave de Diego Cavalieri. Um minuto depois, foi a vez Montillo assustar o time carioca com uma bomba de fora da área. Os avanços santistas sempre vinham à base de muitos toques de bola.
Não foi diferente aos 25 minutos. Com uma troca de passes envolvente, o Santos voltou a levar perigo com Montillo, que, após receber de Mena pela esquerda, bateu de primeira. Diego Cavalieri, bem colocado, segurou. E foi esse o tom do primeiro tempo em Presidente Prudente, com um Fluminense acuado.
Faltava apenas abrir o placar. E isso aconteceu aos 19 minutos do segundo tempo. A insistência santista foi retribuída com um gol de Thiago Ribeiro, após tabela entre Arouca e Geuvânio. A vantagem de 1 a 0 deixou a disputa mais movimentada, mas ainda com presença mais forte do Santos.
Montillo, por exemplo, voltou a se destacar com um lance preciso para Thiago Ribeiro aos 35 minutos. A bola acabou indo para Cícero, que matou com estilo, driblou Leandro Euzébio e soltou a bomba para mais uma defesa de Diego Cavalieri. Sem outras grandes jogadas nos minutos finais, o jogo terminou mesmo em 1 a 0 para o Santos.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 X 0 FLUMINENSE
SANTOS – Aranha; Cicinho (Bruno Peres), Edu Dracena, Gustavo Henrique e Eugenio Mena (Emerson); Alison (Alan Santos), Arouca, Cícero e Montlllo; Thiago Ribeiro e Geuvânio. Técnico: Claudinei Oliveira.
FLUMINENSE – Diego Cavalieri; Igor Julião, Anderson, Leandro Euzébio e Digão; Edinho (Marcelinho), Jean e Wagner; Rhayner, Samuel (Valencia) e Rafael Sóbis (Biro Biro). Técnico: Dorival Júnior.
GOL – Thiago Ribeiro, aos 19 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Francisco Carlos do Nascimento (AL).
CARTÕES AMARELOS – Rhayner, Mena, Arouca e Digão.
RENDA E RENDA – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP).