Santos e São Paulo jogam pela liderança do Paulistão

Hoje, às 16h, na Vila Belmiro, a briga é na parte superior da tabela. Vale a liderança do Paulistão, a vantagem na fase decisiva e a supremacia no futebol paulista. O clássico entre Santos e São Paulo, a dupla mais vitoriosa do Estado nos últimos anos, já ofuscou até o tradicional Palmeiras x Corinthians, ultimamente um duelo de esfarrapados.

?Não é tanto pela rivalidade, mas os dois times estão bem preparados há alguns anos?, declarou o técnico Muricy Ramalho, reconhecendo a superioridade do San-São, apesar da menor tradição. ?Faz tempo que os dois estão bem, enquanto as outras rivalidades caíram um pouco. Sem contar que têm feito grandes clássicos nos últimos anos?, completou.

Anos-luz à frente dos concorrentes paulistas, Santos e São Paulo comprovam isso no Paulistão 2007. Os dois brigam ponto a ponto pela liderança do Estadual e já mostraram que dificilmente deixarão o título para outro time. Até o momento, a vantagem é do Peixe por um ponto: 31 a 30.

O meia Cléber Santana, vice-artilheiro do Paulista com nove gols, reconhece a grandeza do duelo, mas recusa qualquer vantagem do seu time.

Foto: Alan Costa Pinto
Rogério Ceni, uma das atrações da constelação tricolor.

?Não tem favoritismo. São duas grandes equipes que vivem um momento muito bom. É um jogo decisivo e muito difícil, daqueles que são decididos nos detalhes?, analisou.

Muricy age da mesma forma, até com mais humildade que o rival. ?Atualmente tem que jogar muito bem para ganhar do Santos. Tem que ir muito bem, principalmente na parte tática e no aspecto individual?, afirmou.

Tanta cautela só reforça a preocupação dos dois lados de não subestimar o rival. Na verdade, nada mais é do que uma estratégia para tentar conquistar a vantagem psicológica. Para isso, os treinadores diminuem a importância de uma vitória ou o impacto de uma derrota, dando um pouco de paz aos jogadores. ?Ainda jogamos contra o Noroeste, que é uma viagem longa, e contra o Ituano, num campo difícil. O clássico não define o campeonato, ainda tem semifinal e final depois?, disse Luxemburgo.

Diferente das palavras, as atitudes dos comandantes mostram que o clássico vai determinar o futuro dos dois times no Paulistão.

De olho na vitória, tanto Luxa quanto Muricy pouparam jogadores importantes ao longo da semana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo