Santos e Grêmio decidem vaga na final da Libertadores

A Vila Belmiro vive nesta quarta sua decisão de Libertadores. Vetada para jogos finais por não comportar 40 mil torcedores, o lendário estádio do Santos recebe o Grêmio para a partida que decide qual dos dois clubes irá representar o Brasil na final contra Boca Juniors ou Cúcuta.

Todos os 19 mil ingressos foram vendidos, o que garantirá apoio das arquibancadas e numeradas para o Santos, já que para torcedores do Grêmio foram reservados 400 ingressos.

Com o apoiado de sua torcida garantido, o Santos terá hoje de se garantir em campo, e seu ataque terá de funcionar. Após a derrota no primeiro jogo por 2 a 0, no Olímpico, tem de repetir o placar para levar a disputa para os pênaltis ou conseguir uma vantagem de três gols para chegar diretamente às finais.

O maior mistério do Santos está relacionado à presença do volante Maldonado, que teria sofrido uma lesão muscular no clássico de domingo, contra o Corinthians, pelo Brasileirão. Ontem, o jogador correu por 15 minutos no campo do CT santista e voltou diretamente para continuar o tratamento na sala de fisioterapia.

"Maldonado tem possibilidade de jogar. Ele vai para a concentração e vamos esperar até amanhã (hoje)", disse Luxemburgo, mantendo o mistério. Mas, se o volante chileno for vetado, Cléber Santana será recuado, para fazer a marcação ao lado de Rodrigo Souto, e o meia Pedrinho entrará no time.

"O Santos está preparado para tudo", disse Luxemburgo. "Minha vida foi toda construída em cima de enormes dificuldades. É isso que procuro passar aos jogadores.

O Grêmio também está preparado para tudo e não deve se abrir. E fora das quatro linhas, a equipe gaúcha fez questão de se fechar a sete chaves em Itu, no interior de São Paulo, onde se preparou para o duelo decisivo.

Querendo esconder o jogo, o técnico Mano Menezes realizou vários treinamentos com portões fechados e não deu nenhuma dica sobre os titulares que entrarão em campo contra o Santos. A principal dúvida é a presença do meia Tcheco e do atacante Tuta, ambos com dores musculares na coxa. Já o volante Lucas, mesmo sem ritmo de jogo ideal depois de longo tempo contundido, pode até começar jogando.

"Não é questão de esconde-esconde. É apenas um método que venho utilizando e que vem dando resultados", explicou Mano, revoltado com parte da imprensa gaúcha que fez de tudo para captar imagens do treinamento. "Até subir em construção, subiram. Infelizmente tem gente que não respeita o nosso trabalho.

Sobre o time, Mano manteve mistério total. Douglas e Amoroso podem entrar caso Tuta não tenha condições. Enquanto isso, Ramon e Lucas são opções para suposta vaga de Tcheco. "Testei algumas opções mais defensivas e outras mais ofensivas. Mas acredito que tanto o Tuta quanto o Tcheco possam jogar", disse o treinador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo