O Santos já disputou sete jogos (incluindo o amistoso contra o Barueri) em 2013, mas só neste domingo, contra o Paulista, no Pacaembu, pela sétima rodada do Paulistão, o técnico Muricy Ramalho vai ter todos os principais jogadores à disposição e poderá escalar o time que considera ideal. Além de Neymar, Arouca e Montillo, que voltam após participar dos amistosos de Brasil e Argentina, o zagueiro e capitão Edu Dracena retorna depois de mais de seis meses parado por causa de uma cirurgia de joelho.
Mas a grande novidade será Marcos Assunção. Recém-contratado, o volante cumpriu um programa especial de preparação para reestrear com a camisa santista. “Assunção participou o tempo todo do coletivo (jogo-treino contra o Audax) do começo da semana, movimentou-se bem e não sentiu nenhum problema”, disse Muricy, já antecipando que deve aproveitar o reforço no jogo deste domingo.
No treino coletivo marcado para acontecer nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé, o treinador deve fazer alguns testes para encontrar a colocação ideal para o volante. É provável que Marcos Assunção entre no lugar do meia Cícero, que, segundo Muricy, precisa de um descanso para não correr o risco de sofrer lesão muscular em razão da sequência de jogos neste início de temporada.
Outra possibilidade imaginada pelo treinador é a formação do meio-de-campo com Renê Júnior, Arouca, Marcos Assunção e Cícero. Assim, Montillo passaria a atuar mais adiantado, formando a dupla de ataque com Neymar – nesse caso, Miralles ficaria no banco de reservas, junto com André.
Embora Neto tenha entrado bem no time e sido um dos destaques do time na vitória contra o São Paulo, o zagueiro titular é Edu Dracena – não apenas pela regularidade de produção como também pela experiência e poder de liderança. “Domingo vai ser um bom jogo para Dracena voltar, porque o time estará quase completo. Ele tem de ir para o campo e não sair mais do time”, disse o treinador.
De todos os principais jogadores do elenco santista, resta apenas o lateral-esquerdo Léo. Ele já tem treinado com bola, mas não ainda não vai voltar por ter sentido cansaço no jogo-treino contra o Audax.