Mesmo sem as principais estrelas em campo, o Santos amenizou a crise na noite deste sábado ao bater fora de casa o Oeste por 2 a 0, em partida válida pela 11.ª rodada do Campeonato Paulista. Os dois gols do confronto foram marcados por Zé Eduardo, um de pênalti, nos acréscimos do primeiro tempo, e outro na etapa final, após passe de Robson.

continua após a publicidade

Com o resultado, o time da Vila Belmiro ultrapassa o Palmeiras e assume a quarta colocação do torneio estadual, com 22 pontos. Já o Oeste, apesar da derrota, segue no G-8, a zona de classificação para as quartas de final. Está em sétimo lugar, com 17 pontos.

O resultado serve para colocar panos quentes na turbulência que toma conta do Santos desde a queda do técnico Adilson Batista, domingo passado, um dia depois após o frustrante empate por 1 a 1 com o São Bernardo. A situação havia ficado ainda pior após o 1 a 1 diante do Cerro Porteño-PAR na quarta também em casa, que complicou sua vida na Copa Libertadores.

Marcelo Martelotte, ainda interino (pode ser efetivado nos próximos dias), mais uma vez comandou o Santos. Dessa vez, Neymar, Elano e Léo, três dos principais jogadores da equipe, receberam folga e sequer foram relacionados. Paulo Henrique Ganso, que não joga desde meados do ano passado, segue em recuperação de contusão e só deve retornar em abril.

continua após a publicidade

Mesmo desfalcado, o Santos não sofreu muito para ganhar. Maikon Leite e Zé Eduardo comandaram o setor ofensivo do time sem maiores problemas. A situação ficou ainda mais fácil aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Fábio Santos foi expulso após entrada violenta em Adriano. O goleiro santista Rafael foi pouco exigido durante o jogo.

O primeiro gol veio em um pênalti duvidoso de Paulo Miranda sobre Diogo. Zé Eduardo converteu no fim do primeiro tempo. O domínio se manteve na etapa final. Selou a vitória com mais um gol de Zé Eduardo, que, aos 25 minutos, recebeu passe de Robson e tocou bonito na saída do goleiro Fábio Gonçalves.

continua após a publicidade

Na próxima rodada do Paulistão, o Santos pega a Portuguesa, às 21h50 de quarta-feira na Vila Belmiro. No mesmo dia, às 19h30, o Oeste vai até Jundiaí encarar o Paulista.

Ficha Técnica:

Oeste 0 x 2 Santos

Oeste – Fábio Gonçalves; Dedê (Reinaldo), Cristiano (Mazinho), Paulo Miranda e Fernandinho; Adriano, Márcio Passos, Dionísio e Roger; Fábio Santos e Anselmo Ramon (Léo Salino). Técnico: Luiz Carlos Martins.

Santos – Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano (Rodrigo Possebon), Danilo e Felipe Anderson (Robson); Maikon Leite, Diogo (Pará) e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte (interino).

Gols – Zé Eduardo (pênalti), aos 48 minutos do primeiro tempo e aos 25 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Dedê, Cristiano, Paulo Miranda, Adriano, Rodrigo Possebon e Zé Eduardo.

Cartão vermelho – Fábio Santos.

Árbitro – José Cláudio Rocha Filho.

Local – Estádio Amaros, em Itápolis (SP).