O Santos confirmou a recuperação dentro do Campeonato Brasileiro e derrotou o Coritiba na noite desta quarta-feira por 1 a 0, pela 17.ª rodada. O duelo, realizado no Estádio Olímpico de Cascavel, no Paraná, foi marcado pela distribuição de máscaras aos torcedores no combate ao vírus A(H1N1).
A partida foi transferida de Curitiba para Cascavel devido à punição ao time paranaense, que perdeu o mando de campo. Contudo, a Justiça determinou a distribuição de máscaras aos torcedores para impedir a disseminação do vírus – 20,5 mil máscaras foram compradas pela Secretaria de Saúde de Cascavel para serem distribuídas.
Com a vitória, o Santos chegou aos 23 pontos, no meio da tabela. Já o Coritiba segue com 16, na zona de rebaixamento.
Apesar dos cuidados na arquibancada, o técnico Vanderlei Luxemburgo tratou de concentrar a atenção dos torcedores apenas no campo. O treinador promoveu a estreia de Rodrigo Mancha, que ocupou a vaga de Germano. Felipe Azevedo formou a dupla de ataque com Kléber Pereira. No Coritiba, René Simões, que está ameaçado no cargo, deixou o atacante Thiago Gentil na reserva.
O Santos desenvolveu um futebol mais consistente taticamente – o clube teve mais de uma semana para treinar, uma vez que o jogo contra o Internacional, no último domingo, foi adiado. O resultado do bom futebol desta quarta-feira foi o controle da primeira etapa.
Aos 19 minutos, Léo fez linda tabela com Felipe Azevedo e saiu na cara do gol. O goleiro Edson Bastos deu rebote no chute do lateral-esquerdo e o meia Paulo Henrique Lima mandou para o fundo das redes e estabeleceu 1 a 0 no marcador.
O time paulista, porém, teve chance de sair para o intervalo com um placar maior. Kléber Pereira perdeu grande chance aos 39 minutos ao cabecear para fora após cruzamento de Léo.
No segundo tempo, René Simões colocou Thiago Gentil e Cleiton nas vagas de Leozinho e Márcio Gabriel, com a intenção de dar maior poder ofensivo ao Coritiba. Luxemburgo, por sua vez, reforçou a marcação, o que deixou o jogo travado e sem muitas emoções.
Na melhor oportunidade do Santos, Fabão soltou uma bomba em cobrança de falta, aos 26 minutos, e Edson Bastos fez ótima defesa. Na melhor chance do Coritiba, aos 37, Thiago Gentil invadiu a área e cruzou. O atacante Bruno Batata desviou e quase acertou o canto de Felipe.
Agora, o Santos volta a campo no próximo sábado para enfrentar o embalado Avaí, na Vila Belmiro. Já o Coritiba entra em campo no domingo contra o Cruzeiro, no Estádio Couto Pereira.
Ficha Técnica:
Coritiba 0 x 1 Santos
Coritiba – Edson Bastos; Márcio Gabriel (Cleiton), Demerson, Dirceu e Carlinhos Paraíba; Jailton, Leandro Donizete, Marcelinho Paraíba (Renatinho) e Pedro Ken; Leozinho (Thiago Gentil) e Bruno Batata. Técnico: René Simões.
Santos – Felipe; Pará, Fabão, Eli Sabiá e Léo; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Paulo Henrique Lima (Wagner Diniz) e Madson (Róbson); Felipe Azevedo(Neymar) e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols – Paulo Henrique Lima, aos 19 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos – Cleiton, Jailton, Pedro Ken (Coritiba).
Cartão vermelho – Róbson (Santos).
Árbitro – Sandro Meira Ricci (DF).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Olímpico de Cascavel (PR).