São Paulo – A sorte está ao lado do Santos. Mesmo dominado pelo Corinthians, o time da Vila Belmiro derrotou o Corinthians por 1 a 0, ontem, no Morumbi, e conquistou a segunda vitória seguida no Campeonato Paulista. Contra o Noroeste, quarta-feira, também jogou pior, mas saiu vitorioso. O triunfo leva os santistas à vice-liderança com 19 pontos, ao lado do Noroeste, mas perde no saldo de gols, 7 a 6.
Em boa parte, o resultado se deve à estratégia do técnico Vanderlei Luxemburgo: parar o ataque corintiano a todo custo. Em apenas um lance, Geilson decidiu o duelo. A segunda derrota seguida faz o time de Antônio Lopes cair para o sexto lugar, com 15 pontos. Resta saber se o tropeço não vai atrapalhá-lo na estréia na Copa Libertadores – quarta-feira pega o Deportivo Cali, na Colômbia.
Luxa só divulgou a escalação quando o Santos entrou no gramado. Surpreendidos, Carlos Alberto, Tevez e Nilmar não conseguiam passar pela marcação rival.
A situação ficou pior para os santistas aos 15 minutos, quando Reinaldo saiu com lesão muscular. Geilson entrou, mas nem o torcedor mais otimista imaginava que ele seria decisivo. A melhor chance do Corinthians veio aos 39, quando Coelho acertou o travessão.
O panorama não mudou na etapa final. As tentativas de Antônio Lopes de melhorar a equipe não deram certo. Roger, que voltava depois de três meses, não fez mais do que Carlos Alberto. Rafael Moura, que substituiu o apagado Nilmar, nem foi notado.
O Santos reclamou de pênalti de Gustavo Nery sobre Luiz Alberto e também do chute de Cleber Santana -Marcelo tirou de dentro do gol, parecia satisfeito com o empate, mas aos 33, contou com a estrela de Geilson.
Até então apagado, o atacante recebeu lançamento em velocidade, deixou Marinho para trás e acertou o canto de Marcelo.