O Santos não se importou com o fato de jogar no Mineirão, em Belo Horizonte, e goleou o Cruzeiro, ontem, por 4 a 1. Com a vitória, o time paulista é o segundo colocado com 32 pontos em 17 partidas. Já o Cruzeiro, com 23 pontos, em 17 jogos, complicou ainda mais a sua situação na tabela, não conseguindo sair da 13.ª colocação. Na próxima rodada, os Meninos da Vila terão o clássico paulista com o São Paulo. Os mineiros, abalados com a segunda derrota seguida, só voltam a jogar domingo, no clássico com o Atlético-MG.
Os Meninos da Vila começaram sufocando o Cruzeiro. Logo aos 4 minutos, após falta sofrida por Diego, Elano cobrou colocado no canto direito de Jefferson, que só ficou olhando a bola entrar. Foi o sexto gol de Elano no Brasileiro.
Entusiasmado com o gol, o Santos continuou com a pressão e quase ampliou a vantagem, aos 10 minutos, com Elano. Ele recebeu na entrada da área, fez o giro e chutou na trave. No rebote, Robinho chutou para fora, perdendo um gol incrível, sem goleiro.
Atordoados, os mineiros não conseguiam sair para o jogo. Aproveitando o nervosismo cruzeirense, que tentava se reabilitar da derrota, por 4 a 2, para o Vitória, na última rodada, o Santos chegou ao segundo gol. Aos 19, Robinho levantou a bola da intermediária. Sem marcação, o zagueiro André Luis, que se arriscou no ataque, mergulhou e cabeceou no canto direito de Jefferson que, novamente, nem se mexeu.
Irritado com a equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez duas substituições com menos de 35 minutos de jogo. Saíram Quintana e Marcelo Ramos para a entrada dos atacantes Joãozinho e Alessandro. Mas com a vantagem de dois gols, o Santos passou a jogar no contra-ataque, valorizando a posse de bola.
Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro entrou em campo disposto a diminuir a vantagem santista o mais rápido possível, para tentar a reação. Mas quem continuava assustando era o time do técnico Leão. E, novamente, quem chegou com precisão ao gol foram os garotos da Vila. Aos 8, Maurinho puxou contra-ataque e cruzou da direita para Elano, sem marcação, marcar de cabeça, fazendo 3 a 0 para o Santos.
E o show de bola no Mineirão continuou. Numa jogada de passes rápidos, aos 16 minutos, Maurinho tabelou com Robinho que, na saída de Jefferson, fez o quarto gol do Santos. A torcida cruzeirense passou a vaiar o time mineiro.
Leão aproveitou para poupar dois de seus titulares. Substituiu Elano e Robinho por Wellington e Robert. Mesmo assim, o Santos manteve o ritmo do jogo até o final, dominando as principais ações do Cruzeiro. Aos 42, Joãozinho arriscou de longe e diminuiu para os mineiros.
Cruzeiro 1×4 Santos
Gols: Cruzeiro: Joãozinho, aos 42min do segundo tempo Santos: Elano, aos 4min do primeiro tempo;André Luis, aos 19min do primeiro tempo; Elano, aos 8min do segundo tempo; Robinho, aos 16 min do segundo tempo.
Renda: R$ 65.877,00. Público: 13.312 pagantes
Cruzeiro – Jefferson; Maicon (Rui), Luisão, Cris e Rondinelli; Quintana (Joãozinho), Paulo Miranda, Wendell e Alex; Marcelo Ramos (Alessandro) e Fábio Júnior. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Santos – Júlio Sérgio; Maurinho, André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (Wellington) e Diego (Douglas); Robinho (Robert) e Alberto. Técnico: Emerson Leão.