O Santo André é o primeiro campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF). O time do ABC Paulista conquistou o troféu ao derrotar o Ourinhos por 65 x 45 na decisão, disputada ontem, em São José dos Campos (SP).
A vitória da equipe do Santo André foi construída no segundo tempo, depois da vantagem parcial do Ourinhos por 27 x 26 no intervalo. Com um duplo-duplo – 10 pontos e 17 rebotes -, a pivô Simone foi o grande nome do jogo, enquanto a ala Micaela e a ourinhense Djane terminaram como cestinhas com 15 pontos cada.
Sem uma atuação brilhante das principais estrelas do Santo André, como Ariadna, Micaela e Ega, coube à coadjuvante Simone roubar a festa com uma apresentação irretocável debaixo da garrafão – apanhou 10 rebotes na defesa e sete no ataque.
Foi o segundo título nacional de Santo André. Dos remanescentes da conquista do campeonato brasileiro de 1999 sobraram apenas a técnica Laís Elena e Simone. Para Laís Elena, a diferença das duas conquistas está na relevância do mais recente. “Era importante conquistar o primeiro título da história da Liga”, justificou.
Festejada pelas colegas ao deixar a quadra restando cinco minutos, quando a sorte da partida já parecia decidida, Simone admitiu ter realizado seu melhor jogo no campeonato.
“Todos sabem que prefiro a defesa ao ataque. Acho que consegui compensar com os rebotes o número de pontos não tão alto.” O choro incontido de Joice, que se saiu bem na dura missão de marcar a cubana Ariadna, foi a exceção do clima de tranqüilidade com que Ourinhos recebeu o resultado. “Sabíamos que seria difícil, porque Santo André tem jogadoras com maior vivência e mais acostumadas a decisões”, analisou o técnico Antonio Carlos Barbosa.