O Santo André conseguiu uma importante vitória na sua luta contra o rebaixamento ao vencer o Grêmio por 2 a 0, neste domingo, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

continua após a publicidade

Após o fechamento da 33.ª rodada, a vitória deixou o time paulista com 35 pontos, em 17.ª lugar, ainda na zona de degola – três pontos atrás do Botafogo. O Grêmio continua com 47, em sétimo lugar.

Apesar da vitória, o Santo André ainda tem o pior retrospecto dentro de casa, agora com seis vitórias, seis derrotas e cinco empates. E o Grêmio confirma a segunda pior campanha fora de casa, com apenas uma vitória. Este fator negativo é determinante para que o time gaúcho não brigasse até mesmo pelo título da temporada.

Precisando da vitória para se manter vivo na luta contra o descenso, o Santo André começou o jogo armado de forma ofensiva, praticamente com apenas um volante e dentro do esquema 4-4-2.

continua após a publicidade

O Grêmio também usava um esquema parecido, mas deixando o atacante Roberson mais enfiado, segurando os zagueiros para a chegada dos meias – Souza, Tcheco e Douglas Costa – para as finalizações.

Mais técnico, o time gaúcho conseguiu tocar mais a bola, apesar da péssima condição do gramado, com muitos buracos e até com alguns trechos pintados em verde para esconder a sua precariedade. Apesar disso, o jogo foi bastante movimentado.

continua após a publicidade

O Grêmio criou mais chances de gol, mas quem abriu o placar foi o Santo André. Aos 27 minutos, Rômulo fez o levantamento pelo lado direito, a defesa pediu impedimento e o oportunista Nunes apareceu do outro lado. Ele se atirou na bola, tocando cruzado e de perna direita. Com 10 gols, Nunes é o artilheiro do time paulista, que tem o pior ataque da competição, com 35 gols.

No intervalo o técnico Paulo Autuori tentou tornar o Grêmio mais ofensivo com a saída do lateral Thiego para a entrada do atacante Herrera. O volante Túlio passou a marcar pelo lado direito da defesa. Mas os planos gremistas foram por água abaixo em apenas três minutos.

Aos dois minutos, Ávine cobrou o arremesso lateral na grande área, onde o zagueiro Rafael Marques tocou de cabeça contra suas próprias redes. Aparentemente ele alegou ter sido atrapalhado pelo sistema de iluminação.

No minuto seguinte, o atacante Roberson, de apenas 20 anos, deu um carrinho perigoso sobre Camilo, no meio de campo, e recebeu direto o cartão vermelho. Com um jogador a menos, o Grêmio se tornou refém dos contragolpes e da velocidade do Santo André, que criou boas chances para ampliar o placar. Aos 10, de cabeça, Wanderley acertou o travessão, também atingido por um chute de longe de Marcelinho Carioca, aos 26.

O Grêmio vai abrir a 34.ª rodada contra o vice-líder São Paulo, em jogo isolado marcado para a próxima quarta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O Santo André vai enfrentar o Corinthians, no próximo domingo, às 16 horas, no Pacaembu.

Ficha técnica

Santo André 2 x 0 Grêmio

Santo André – Neneca; Rômulo, Cesinha, Vinícius Orlando e Ávine (Élvis); Ricardo Conceição, Júnior Dutra (Fernando), Camilo e Marcelinho Carioca; Wanderley (Leandrinho) e Nunes. Técnico: Sérgio Soares.

Grêmio – Victor; Thiego (Herrera), Rever, Rafael Marques e Lúcio (Fábio Santos); Adílson, Túlio, Souza e Tcheco; Roberson e Douglas Costa (Renato Cajá). Técnico: Paulo Autuori.

Gols – Nunes, aos 27 minutos do primeiro tempo; Rafael Marques (contra), aos 2 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Ricardo Conceição (Santo André); Túlio e Tcheco (Grêmio).

Cartão vermelho – Roberson (Grêmio).

Árbitro – Wagner Tardelli Azevedo (SC).

Renda – R$ 41.220,00.

Público – 2.240 pagantes.

Local – Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP).