Aproveitando o embalo do sucesso brasileiro no Pan-Americano de Santo Domingo, um dos mais tradicionais clubes de Curitiba, o Santa Mônica, realiza hoje a cerimônia de abertura de sua mais ambiciosa competição: a Olimpíada Santa Mônica, disputa na qual os moniquenses serão os anfitriões do Curitibano, Círculo Militar, Três Marias, Duque de Caxias, Centro Israelita do Paraná, Morgenau, Dom Pedro II, Bola Sete, APCEF, APTRU e CTC.
Os doze clubes vão colocar sues melhores atletas em quadras, piscinas, salões e outros equipamentos do Santa Mônica, para a disputa de badminton, basquete, bocha, bola 8, buraco, corrida rústica, futebol, futsal, natação, orientação, peteca, tênis de mesa, tranca, truco, vôlei, xadrez, sinuca, tênis de campo e squash.
A competição vai colocar boa parte dos associados dos doze clubes de Curitiba que competirão no Santa em ação. Ao todo, serão 600 atletas da cidade, que vão lutar pelo título nas 19 modalidades. Nem todas são olímpicas, mas a grande maioria vai cumprir os dois principais objetivos da união desportiva: primeiro fazer com que as pessoas pratiquem esporte e evitem a vida sedentária (embora alguns esportes, principalmente os de baralho não ajudem neste sentido). Em segundo lugar, fazer com que, através da participação, surjam novos talentos para o esporte de alto rendimento.
A programação de hoje será extensa. A partir das 10h30 brinquedos infláveis estarão a disposição das crianças. Às 14h, estão programados shows artísticos, grupos de dança, guloseimas e chopp para o público. E as 15h30, está programada a abertura oficial do evento, com o tradicional desfile das delegações, hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional. Logo depois haverá o juramento dos atletas, seguido do acendimento da pira olímpica e discurso de boas vindas do presidente do clube e do diretor de esportes. Às 16h, apresentações de Karatê e ginástica olímpica, e 16h30 será disputado o jogo de abertura Torneio Internacional de Vôlei, evento paralelo que fará parte da Olimpíada do Santa Mônica. O público em geral está convidado para prestigiar o evento, que segue pelas próximas seis semanas. No encerramento, haverá um grande baile de confraternização, dia 11 de outubro.