O Santa Fé garantiu nesta terça-feira a segunda melhor campanha no geral da fase de grupos da Libertadores. O time colombiano derrotou o Real Carcilaso por 2 a 0, em casa, e fechou a campanha com 14 pontos no Grupo 6 da competição. A outra vaga da chave ficou com o próprio Real Garcilaso, que foi beneficiado pelo empate entre Cerro Porteño e Tolima, por 0 a 0, no Paraguai.

continua após a publicidade

O Real Garcilaso parou nos dez pontos e poderia ter sido ultrapassado pelo Tolima, na segunda colocação do grupo, mas o time colombiano acabou eliminado do torneio com o empate. Já o Santa Fé segue vivo e só não fez campanha melhor nesta primeira fase do que a do Atlético-MG, que tem 15 pontos e ainda atua nesta quarta-feira.

Se a primeira fase acabasse agora, o adversário do Santa Fé nas oitavas de final seria o Grêmio, que no momento é o sétimo melhor segundo colocado do torneio. Já o Real Garcilaso, segundo melhor segundo colocado, teria pela frente o Palmeiras, sétimo melhor primeiro colocado da Libertadores.

Os gols que garantiram a vitória ao Santa Fé foram marcados no segundo tempo. Logo aos 55 segundos, Torres e Pérez fizeram linda troca de passes pela direita. A bola, então, foi lançada para Medina, que bateu de primeira, na saída do goleiro. Aos 25 minutos, Acosta recebeu enfiada pela esquerda, dominou e cruzou para Borja, que bateu de primeira e fez o segundo.

continua após a publicidade

Sabendo da vitória do Santa Fé, o Tolima precisava vencer para buscar a vaga e foi para cima do Cerro Porteño. No fim do segundo tempo, os colombianos tiveram sua melhor chance, com Hurtado, que acertou a trave e desperdiçou a última oportunidade de dar a classificação à equipe.