O Campeonato Brasileiro da Série D conheceu os últimos 12 classificados para a segunda fase, neste domingo à tarde, quando foi disputada 6.ª rodada. São eles: São Raimundo-PA, Cristal-AP, Ferroviário-CE, Central-PE, Sergipe-SE, Fluminense de Feira-BA, Paulista-SP, Uberlândia-MG, Araguaia-MT, Brasília-DF, Londrina-PR e Corinthians-PR.
Eles se juntam à Nacional-AM, Genus-RO, Macaé-RJ, Chapecoense-SC, Alecrim-RN, Uberaba-MG, Tupi-MG e São José-RS, classificados com antecipação. Na próxima fase, os 20 clubes classificados vão disputar dez vagas em jogos de ida e volta. O destaque negativo ficou por conta da eliminação do Santa Cruz, um dos clubes mais tradicionais do País.
O time pernambucano foi a grande decepção da Série D. O time não conseguiu sair de um 2 a 2 com o CSA-AL, em Recife, diante de um público de quase 30 mil pessoas. Em outros dois jogos levou perto de 40 mil pessoas por jogo ao Mundão do Arruda. O Santa terminou na lanterna do Grupo 4, com cinco pontos. Também eliminado, os alagoanos ficaram com o terceiro lugar, com sete.
O Central, que recebeu cerca de R$ 100 mil de incentivo do Santa Cruz, venceu o Sergipe, por 2 a 1, e terminou na liderança, com 12 pontos. Os sergipanos, mesmo com a derrota, ficaram na segunda posição, com sete pontos, mas uma vitória a mais que o CSA: 2 a 1.
Já o Corinthians Paranaense, estreante na competição, avançou na competição, após vencer o Pelotas-RS, por 3 a 1, em casa. Agora, a filial do time paulista vai enfrentar o Chapecoense na próxima fase da Série D.
Dos três clubes de São Paulo, o único a se classificar foi o Paulista, que terá pela frente o Macaé-RJ, líder do Grupo 5. O time de Jundiaí se classificou ao empatar com o Friburguense-RJ sem gols, em Nova Friburgo, e terminar na segunda posição do Grupo 6, com nove pontos. Um a mais que o terceiro colocado, o Madureira-RJ.
O Mirassol decepcionou seus torcedores e acabou derrotado pelo Uberlândia-MG, por 3 a 0, em casa. Os dois times brigavam diretamente pela segunda vaga do Grupo 7 e os mineiros acabaram no segundo lugar, com dez pontos. O time da casa acabou em terceiro, com apenas cinco.
Pela mesma chave, o Ituano se despediu com um empate com o Uberaba, por 2 a 2, fora de seus domínios. O clube de Itu, que já estava eliminado, ficou na lanterna, com quatro pontos. Já a equipe do Triângulo Mineiro acabou na ponta, com dez pontos.
Próximos confrontos:
Nacional-AM x Cristal-AP
Genus-RO x São Raimundo-PA
Ferroviário-CE x Sergipe-SE
Alecrim-RN x Central-PE
Macaé-RJ x Paulista
Fluminense-BA x Tupi-MG
Uberaba-MG x Brasília-DF
Uberlândia-MG x Araguaia-MT
Chapecoense-SC x Corinthians-PR
Londrina-PR x São José-RS
Confira os resultados da 10.ª rodada:
Corinthians-PR 3 x 1 Pelotas-RS
São José-RS 2 x 4 Brusque-SC
Uberaba-MG 2 x 2 Ituano-SP
Mirassol-SP 0 x 3 Uberlândia-MG
Tocantins-TO 1 x 2 Cristal-AP
Moto Club-MA 3 x 0 São Raimundo-PA
CRAC-GO 2 x 2 Brasília-DF
Araguaia-MT 2 x 1 Anapolina-GO
Santa Cruz-PE 2 x 2 CSA-AL
Sergipe-SE 1 x 2 Central-PE
Naviraíense-MS 1 x 2 Londrina-PR
Chapecoense-SC 4 x 3 Ypiranga-RS
Fluminense de Feira-BA 2 x 1 Macaé-RJ
Rio Branco-ES 3 x 0 Atlético-BA
Alecrim-RN 1 x 2 Ferroviário-CE
Treze-PB 2 x 1 Flamengo-PI
Friburguense-RJ 0 x 0 Paulista-SP
Tupi-MG 0 x 2 Madureira-RJ