O Santa Cruz conquistou uma importante vitória sobre o Bragantino por 3 a 1, nesta terça-feira, no estádio do Arruda, no Recife, pela 29.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e conseguiu entrar no G4, a zona de acesso, mesmo que provisoriamente.
O time pernambucano chegou ao quinto jogo seguido de invencibilidade e, com 48 pontos, alcançou a terceira colocação. Como os principais adversários na briga pelo acesso entram em campo somente no sábado, quando a rodada será concluída, essa posição não é definitiva. O Bahia, com 47 pontos, caiu para quinto lugar. Já o Bragantino, com 42, se distancia da briga pelas quatro primeiras colocações, permanecendo em nono.
O jogo começou com pressão total do time da casa, que empurrou o paulista para sua área defensiva e por muito pouco não abriu o placar em duas oportunidades logo nos primeiros minutos de jogo, inclusive com um gol de Lelê, anulado por toque de mão de Vítor. De tanto insistir, o gol finalmente saiu aos 34 minutos, justamente dos pés de Lelê. O meia aproveitou cruzamento de Luisinho e completou de primeira estufando as redes de Douglas.
Mandando no jogo, o Santa Cruz seguiu pressionando e ampliou a vantagem aos 10 minutos da segunda etapa em cobrança de escanteio. A bola bateu no zagueiro Éder Lima e sobrou limpa para Luisinho completar para o gol.
O Bragantino quase não agredia o adversário, mas voltou para o jogo em uma bola arriscada de fora da área por Alan Mineiro. O meia chutou forte e a bola desviou na marcação para trair o goleiro Tiago Cardoso e morrer no fundo do gol. E a partida se complicou ainda mais aos 30 minutos da etapa final, quando o zagueiro Alemão, que já tinha cartão amarelo, deu entrada dura em Jobinho e foi expulso, deixando o time da casa com um homem a menos.
Em superioridade numérica, o Bragantino pressionou em busca do gol de empate, mas não conseguiu bater a defesa adversária, que se segurou até o final. Restando dois minutos para o apito final, Bruninho ainda marcou o terceiro gol do Santa Cruz aproveitando nova jogada de Luisinho pela direita e deu números finais ao jogo.
Na próxima terça-feira, os dois times voltam a campo pela 30.ª rodada. Às 19 horas, o Bragantino recebe o Criciúma, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), e às 20h30 é a vez do Santa Cruz enfrentar o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió.
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ 3 x 1 BRAGANTINO
SANTA CRUZ – Tiago Cardoso; Vítor, Danny Morais, Alemão e Allan; Wellington, Daniel Costa (Bruninho), João Paulo, Lelê e Luisinho; Grafite (Bruno Moraes)(Marlon). Técnico: Marcelo Martelotte.
BRAGANTINO – Douglas; Alemão, Gilberto, Bonfim e Éder Lima; Renan (Conrado), Wigor, Alan Mineiro e Chico (Rodolfo); Jobinho e Rodrigo Maranhão (Bruno Correa). Técnico: Wagner Lopes.
GOLS – Lelê, aos 34 minutos do primeiro tempo; Luisinho, aos 10, Alan Mineiro, aos 14, e Bruninho, aos 43 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Lelê (Santa Cruz); Gilberto, Éder Lima e Renan (Bragantino).
CARTÃO VERMELHO – Alemão (Santa Cruz).
ÁRBITRO – Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS).
RENDA – R$ 161.890,00.
PÚBLICO – 14.388 pagantes.
LOCAL – Estádio do Arruda, no Recife (PE).