Futebol também é competência. Apesar de ter dominado praticamente o jogo todo, principalmente no primeiro tempo, a Ponte Preta não soube aproveitar as oportunidades e ainda falhou duas vezes no sistema defensivo, perdendo para o Santa Cruz, por 2 a 1, no Estádio do Arruda, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

continua após a publicidade

Único time invicto até agora, o Santa Cruz entrou de vez na briga pelo acesso ao somar seu 16.º ponto, mesma pontuação que a Ponte Preta, que desperdiçou a chance de entrar no G4. Além disso, o time campineiro conheceu sua primeira derrota para o adversário pernambucano em competições oficiais. Antes, o duelo registrava seis vitórias alvinegras e cinco empates.

Antes de o jogo começar, um padre fez uma oração pedindo paz aos torcedores e uma torcedora-mirim soltou uma pomba branca no entro do gramado. Na última segunda-feira, a diretoria do Santa conseguiu a liberação do Arruda, que estava interditado desde a terceira rodada, quando um torcedor que estava na torcida do Paraná morreu ao ser atingido por uma privada.

A Ponte Preta dominou todo o primeiro tempo e até merecia ir para o intervalo com o empate, mas o Santa Cruz mostrou competência ao aproveitar as falhas da defesa adversária. Aos nove, Nininho cruzou rasteiro e Renatinho completou de letra, abrindo o placar. O segundo saiu aos 32 minutos, quando Léo Gamalho deu grande passe para Pingo. O atacante passou fácil por Roberto e concluiu. Nos minutos finais, o time pernambucano quase aumentou em cabeçada de Renan Fonseca.

continua após a publicidade

O segundo tempo também começou sendo dominado pela Ponte Preta, que abusava dos erros no último passe e também nas jogadas aéreas. Aos 20 minutos, porém, a situação do time campineiro ficou ainda mais difícil depois que César recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mesmo assim, a Ponte ainda conseguiu diminuir nos acréscimos. Juninho cruzou rasteiro, Cafu dominou e bateu no ângulo, um golaço.

Os dois times só voltam a campo depois da Copa do Mundo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou as datas e horários da 11.ª rodada, mas a Ponte Preta recebe a Portuguesa no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e o Santa Cruz enfrenta o Vasco da Gama, fora de casa. Ambas partidas devem ser realizadas a partir do dia 15 de julho.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ 2 x 1 PONTE PRETA

SANTA CRUZ – Tiago Cardoso; Nininho (Tony), Renan Fonseca, Everton Sena e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires e Carlos Alberto (Betinho); Pingo (Emerson Santos) e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.

PONTE PRETA – Roberto; Daniel Borges, Gilvan, César e Bryan; Elton, Juninho e Adrianinho (Rodolfo); Cafu, Edno(Antônio Flávio) e Alexandro (Luan). Técnico: Dado Cavalcanti.

GOLS – Renatinho, aos nove, e Pingo, aos 32 minutos do primeiro tempo; Cafu, aos 46 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Danilo Pires e Memo (Santa Cruz); Daniel Borges e Alexandro (Ponte Preta).

CARTÃO VERMELHO – César (Ponte Preta).

ÁRBITRO – Cleisson Veloso Pereira (MG).

RENDA – R$ 226.710,00.

PÚBLICO – 15.759 pagantes.

LOCAL – Estádio do Arruda, no Recife (PE).