Santiago, 2.º, e Sandra, 1.ª,
fazem a festa em Santos.

A brasileira Sandra Soldan quebrou um tabu de 11 anos ao se tornar a primeira triatleta do País a vencer o Triatlo Internacional de Santos, a mais tradicional prova do Brasil e a única da Liga Mundial fora dos Estados Unidos. Na competição disputada na manhã de ontem, na praia do Boqueirão, Sandra superou a canadense Carol Montgomery, tricampeã da prova e a maior favorita para a vitória, que terminou em segundo lugar. Carla Moreno ficou em terceiro com a americana Nicole Deboom na quarta colocação e a argentina Maria Soledad Omar em quinto.

Bastante feliz com a vitória, Sandra Soldan mostrava empolgação também com a evolução das triatletas brasileiras. “Finalmente consegui uma vitória para o Brasil. Provei que nós estamos entre as quatro maiores potências do triatlo mundial, ao lado dos Estados Unidos, Austrália e Canadá”, disse a triatleta, que mora em treina em Niterói, que possui clima e umidade semelhantes aos de Santos.

No masculino, o argentino Oscar Galindez, que mora em Santos há sete anos, conquistou o hexacampeonato. O triatleta fez 1,5 quilômetro de natação, 40 mil metros de ciclismo e 10.000 m de corrida em 1h47s26 (extra-oficial). O brasileiro Santiago Ascenço acabou em segundo lugar seguido pelo também brasileiro Renato Dantas, vice-campeão de 2002, pelo argentino Ezequiel Morales e pelo americano Victor Plata.

Especialista em ciclismo, depois de terminar a natação entre os dez primeiros, Galindez abriu mais de dois minutos de vantagem para o neozelandês Matt Reed, então o segundo colocado. Na corrida, o argentino não deu chances aos adversários e conquistou, com relativa facilidade, sua sexta vitória em Santos, a capital do triatlo brasileiro.

“O segredo para vencer é trabalhar com o coração. Por isso as coisas dão certo. Normalmente, aqui em Santos a prova é complicada, mas neste ano não foi tão difícil, pois, apesar de a temperatura estar alta, já estou habituado”, disse Galindez, que tem direcionado sua carreira para provas mais longas como o Iron Man.

Santiago Ascenço também gostou de seu desempenho, pois conquistou a segunda posição no triatlo de Santos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade