O Miami Heat bem que tentou impor a correria na primeira partida da final da NBA, na American Airlines Arena, na noite desta quinta-feira, mas o San Antonio Spurs conseguiu neutralizar o estilo do rival, mostrou seu ótimo padrão de jogo, e venceu por 92 a 88, fora de casa, abrindo 1 a 0 na decisão da liga norte-americana.
Principal nome do Heat, LeBron James fez uma partida relativamente apagada para os seus padrões, com apenas 18 pontos, mas suficiente para chegar a um triple-double (dois dígitos em três fundamentos), com 10 assistências e 18 rebotes, liderando essas duas estatísticas.
No primeiro tempo, o destaque do time de Miami foi Dwyane Wade, que somou 13 pontos no período e infernizou a defesa do Spurs. Depois da volta do intervalo, porém, o astro sumiu, passou um bom tempo sentado no banco, e contribuiu com apenas mais quatro pontos em toda a segunda metade do jogo.
Enquanto isso, o Spurs contou com uma boa atuação dos seus dois principais jogadores. Tim Duncan teve double-double com 20 pontos e 14 rebotes. Já Tony Parker fechou o jogo como cestinha, com 21 pontos. Foi do francês, aliás, a cesta que definiu a partida, a cinco segundos do estouro do cronômetro.
No lance, bem marcado por LeBron, Parker chegou a cair no chão, se levantou com a bola e arremessou sem equilíbrio, a 0s1 do estouro do tempo de posse. Mesmo assim seu chute foi certeiro, para abrir quatro pontos de vantagem para o time da Califórnia e definir a vitória. Os juízes ainda analisaram o vídeo por alguns minutos até terem a certeza de que a bola saiu da mão do francês antes de o cronômetro zerar.
Com poucas bolas chegando até ele – o Spurs preferiu chutar do perímetro -, Tiago Splitter arremessou apenas seis bolas de quadra e somou sete pontos. O brasileiro ainda pegou dois rebotes nos 24 minutos que esteve em quadra (foi o titular do San Antonio que mais descansou).
O segundo jogo da final da NBA acontece no domingo, novamente em Miami. Depois, serão mais três partidas (a última delas só se necessária) em San Antonio: terça, quinta e domingo. Se o campeão ainda não for conhecido, os dois últimos jogos são em Miami, numa terça e numa quinta.