Onze personalidades foram escolhidas como embaixadores de Salvador para a Copa do Mundo de 2014. Os nomes foram divulgados hoje. Ao aceitar o convite, todos se comprometeram a incluir discursos positivos sobre a capital baiana em eventos no Brasil e no exterior.
Na área musical, estão Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Do esporte, saíram os nomes do ex-pugilista Acelino Popó de Freitas (hoje deputado federal), o lutador de MMA Júnior Cigano, Daniel Alves (jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira), e o ex-jogador Edilson.
Das artes, foram convidados o escritor João Ubaldo Ribeiro, o artista plástico Bel Borba e o grupo musical Olodum.
O gestor do Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal, explicou que um dos objetivos da escalação é dar visibilidade à cidade em regiões de origem de turistas, como Estados Unidos, Espanha, Portugal e Reino Unido.
Leal afirma que os embaixadores não receberão cachê e não está previsto que façam viagens com dinheiro público. A ideia é que assumam o papel de divulgadores enquanto cumprem agenda profissional. “É um ato de cidadania”, pontua.
Para que tenham discurso afinado, todos receberam um resumo com o andamento das obras e sobre os preparativos para a Copa do Mundo e Copa das Confederações, em 2013.
Salvador irá sediar três jogos na Copa das Confederações e seis da Copa do Mundo: quatro na primeira fase (nenhum do Brasil), um nas oitavas de final e outro nas quartas de final.