Salustiano, que havia secundado One Champion, na segunda prova da Tríplice Coroa, venceu o Derby em sensacional atropelada. O treinador Jairo Borges comentou com a reportagem que o potro do Haras Valente, como filho de Thignon Lafré, dever correr melhor na grama e tem tudo para render mais em maiores distâncias, pela linha materna, do Haras Malurica.
Jairo Borges, que sempre apresentou Salustiano com esperança de vitória, acredita que deverá correr muito na grama e o aumento da distância deverá favorecer o crioulo do Haras Valente, que até agora correu apenas seis vezes, conseguindo duas vitórias e quatro colocações, acusando sensíveis melhoras nas duas últimas provas da Tríplice Coroa.
Salustiano é um filho de Thignon Lafré e Dioner (Rotioner), de criação e propriedade do Haras Valente, atuando sempre sob os cuidados de Jairo Borges e dirigido por Valdir Rodrigues de Sousa.
One Champion
A derrota de One Champion, do Stud Suelen, sem dúvida, surpreendeu a grande maioria dos turfistas e, depois da prova, alguns criticaram o jóquei Ângelo Márcio Souza, alegando que passou muito cedo para a ponta e por esta razão esmoreceu no final.
Somos de opinião, porém, que o jóquei não teve culpa, pois conseguiu acomodar o defensor do Stud Suelen na terceira colocação e dominou Trampolino, ao natural, sem alertá-lo, só exigindo-o nos 300 finais. É uma questão de opinião. Se uns criticam o jóquei de One Champion, outros defendem a atuação de Ângelo Márcio Sousa.