Divulgação |
Jadel terá como rivais os cubanos Yoandri Betanzos e Osniel Tosca. |
Belém – O duelo no salto triplo entre Jadel Gregório, número 2 do mundo, e os cubanos Yoandri Betanzos, ouro no Pan de Santo Domingo (2003), e Osniel Tosca, dono da melhor marca na temporada (17,52 metros) será uma prévia da disputa no Pan do Rio, em julho, e uma das atrações do 23.º Grande Prêmio Brasil de Atletismo, a partir das 8h30, no Mangueirão, em Belém – a cidade recordista de público no atletismo, com 42.640 pessoas em 2004.
Jadel Gregório, de 26 anos, acha que o calor do Pará pode ser um aliado – o salto triplo começa às 10h30. ?Se tudo sair certinho, não chover, se estiver esse calor gostoso, vai ser muito legal e devo acertar um bom salto.? Elogiou Betanzos – ?é um grande saltador? -, de quem já ganhou e perdeu. Não conhece bem o jovem Osniel.
Jadel ganhou o GP de Fortaleza, na quarta-feira, com um salto de 17,08 metros e vento de 2,3 m/s, um pouco acima dos 2,0 m/s permitidos pela regra. Informou que espera melhorar sua marca gradualmente até o pan. ?Cada competição que faço é uma etapa na preparação para o pan?, disse Jadel, cuja melhor marca pessoal é um salto de 17,73 metros, de 2005.
Após saltar em Belém, o triplista volta para Gateshead, na Inglaterra, onde treina com o técnico inglês Peter Stanley, para aguardar o nascimento de seu segundo filho – a mulher, Samara, está grávida de nove meses. O primeiro filho do casal, Jade, nasceu no início de 2006. Jadel explicou que vai saltar por uma medalha no pan, por ele e pelo atletismo do Brasil. Também disse que o País precisa de medalha no Mundial de Osaka, no Japão, de 25 de agosto a 2 de setembro. Jadel voltará para São Paulo para o Troféu Brasil de Atletismo, de 21 a 24 de junho. O torneio define a equipe que disputará o pan.
Para ser validado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), o GP precisa ter pelo menos quatro atletas entre os 50 melhores do ranking mundial. A cubana Yumileidi Cumbá, campeã olímpica do arremesso do peso em Atenas (2004), é destaque em Belém, embora em uma prova não tão atraente.
No feminino, as atenções também são para uma saltadora, Keila Costa, campeã do triplo no GP de Uberlândia (saltou 15,10 metros, o que seria novo recorde sul-americano se não fosse o vento a favor, irregular), e dos saltos em distância nos GPs do Rio e de Fortaleza. No Ceará, saltou 6,81 metros na distância, melhor marca pessoal e a segunda do mundo na temporada. Keila, assim como Jadel, vai enfrentar duas atletas de Cuba na prova, Yudelkis Fernandez e Yargelis Savigne.
Nos 100 metros rasos, a prova mais rápida do atletismo, o destaque é Vicente Lenílson, campeão em Uberlândia e no Rio. Voltará a enfrentar o jamaicano Nesta Carter, que venceu a distância quarta-feira, em Fortaleza. Nos 100 metros e 200 metros femininos, Lucimar Moura enfrentará a jamaicana Sheri-Ann Brooks e Laverne Jones, das Ilhas Virgens.