Surpresa ou não, o fato é que a grande final da Chave de Vencedores do 36.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, o "Peladão/Tribuna", terá, este ano, dois times vice-campeões de categoria, ao contrário de anos anteriores, quando, pelo menos um desses finalistas respondia pela série de campeões. Realmente, após os resultados do último sábado, o campeonato registra, surpreendentemente,
muito embora, com justiça, presença, na final de Vencedores, dos esquadrões do União Centenário (vice da série Prefeitura) e do Esquadrão GMC (vice da categoria de Funcionários Públicos).
Todos os campeões de séries ou categorias neste andar do campeonato estão na Chave de Perdedores. Contudo, isto não significa que algum dos campeões não venha a ser o campeão geral!
Na sabatina, pela Chave de Vencedores, o esquadrão GMC derrotou o Velha Guarda (campeão de Veteranos), pelo marcador apertado de 3×2, e na outra semifinal o União Centenário ganhou do Ulbra/Lojas 5 Irmãos por 4×2 em cobrança de penalidades máximas, após empate de 1×1 no tempo regulamentar.
A final de Vencedores será, pois, entre dois vice-campeões – Esquadrão GMC e União Centenário.
Já na Chave de Perdedores estão listados como possíveis finalistas as esquadras do União Centenário/Calhas CCE, Velha Guarda, Ulbra/Lojas 5 Irmãos, e Cajuru FC. Desses, Velha Guarda e Cajuru FC são campeões.
Na rodada do final de semana, a lamentar, e bastante, alguns incidentes indisciplinares não esperados, principalmente por terem acontecido nas categorias Infantil e Juvenil. Noutro espaço desta mesma página, tem detalhes dessas ocorrências, que já estão em análise do Tribunal Especial de Justiça Desportiva.
As próximas rodadas, tanto do "chavão" como as rodadas decisivas dos hexagonais Feminino, Juvenil e Infantil e do quadrangular Mirim, serão objeto em nossas próximas edições. Fique, pois, de olho nas edições da Tribuna.
Indisciplina elimina duas equipes e técnico
Realmente é um registro inédito nos 36 anos do Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, criado e inaugurado em 1970, o "Peladão/Tribuna" não havia, até ontem, registrado fato tão lamentável como o que foi anotado no jogo juvenil entre GAS/Ouro Verde e São Sebastião FC e na partida infantil entre Cates Peladeiro e Águia de Ouro FC/Kuzma. Descrever e explicar o que aconteceu parece ser coisa de ficção.
No encontro juvenil entre o GAS/Ouro Verde e São Sebastião foram expulsos nada menos que oito atletas, todos envolvidos em condenáveis e injustificáveis agressões físicas de parte a parte, inclusive com o técnico do GAS/Ouro Verde sendo preso e levado pelo policiamento do RPMont para responder por agressão física e covarde a um dos atletas do adversário.
Esse fato vai ficar na história do campeonato, já que ambos já haviam assegurado presença entre os três primeiros colocados da categoria, com direito a troféus e medalhas. Perderam tudo! Estão, pelo regulamento, eliminados, sem direito a recurso.
Com isso, ficam reservados os direitos, e muito a propósito, das demais equipes da categoria que cumprem e zelam pelo regulamento do campeonato.
GAS/Ouro Verde e São Sebastião FC estão fora, eliminados. Noutra matéria nesta mesma página, você vai analisar a eliminação do técnico do Cates/Peladeiro por incitar atletas a desaforar o árbitro e a "bater" nos adversários.
Pau comeu com oito expulsos na juvenil
Lamentavelmente e sem uma explicação plausível, o jogo entre o GAS/Ouro Verde e o São Sebastião FC, da categoria Juvenil, não teve final normal, com as duas equipes eliminadas do campeonato, com quatro atletas, cada uma, expulsos.
O árbitro Francisco Gatto Filho expulsou, nessa partida, após o término da mesma, por ofensas a ele e agressões mútuas entre atletas: Leonardo, Eliel, Paulo e Josimar, todos do GAS/Ouro Verde, e Vagner, Marcelo, Fernando e Adriano, os quatro do São Sebastião FC.
Por outro lado, e talvez no episódio mais deprimente da domingueira, o técnico professor Caio Márcio Rokiskei deverá ser eliminado do campeonato, por incitar seus jogadores contra o mediador da partida, instruindo-os a praticar jogo violento e a desaforar o mediador com palavras de baixo calão. Lamentável!
Mas, nem por isso o nosso campeonato deixa de ser a maior e mais respeitável competição popular deste Estado. Caio já está denunciado junto ao TEJD.
Na partida entre os pupilos do professor Caio -Cates/Peladeiro x Águia de Ouro FC/Kuzma – foram relacionados, como algozes do árbitro, três meninos, que não divulgamos seus nomes por motivos óbvios, mas que já estão sendo alvo de uma ação de readaptação social.
Resultados do "chavão"
União Centenário 1×1 Ulbra/Lojas 5 Irmãos (Chave de Vencedores), com gols de Mauro Sérgio para o União Centenário, e Adilson Teodoro para o Ulbra; decisão por penalidades máximas – União Centenário 3×2 Ulbra/Lojas 5 Irmãos; anormalidade – foram expulsos os atletas Luiz Cláudio, do União Centenário, e Everson, do Ulbra/Lojas 5 Irmãos; árbitro – Roberto Amaral.
***
União Centenário/Calhas CCE 5×2 Canarinhos FC (Chave de Perdedores), com tentos de autoria de Moura (2) e Sidnei (3) para os vencedores, e Cleverson e Márcio para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Nilson Camargo.
***
Esquadrão GMC 3×2 Velha Guarda FC (Chave de Vencedores), com gols assinalados por intermédio de Poty, Vanadir e Wellington para os vencedores, e Alexandre (2) para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Francisco Gatto Filho.
***
Cajuru Futebol Clube 2×0 Auto Truck Pereira (Chave de Perdedores), com tentos de autoria de Willian Fernandes e Luiz Carlos; anormalidade – não houve; árbitro – Milton Weber.
Resultados de ontem
AMC Futebol Clube 9×7 Vila Lorena/Bela Vista (Juvenil), com tentos de Olímpio (2), Alex (2), Siqueira (2), Fernando Silva (2) e Guilherme para os vencedores; Azevedo, Douglas, Sales (2) e Willian (3) para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Renato Santos.
***
Vila Lorena/Bela Vista 3×1 Prefeitura de Araucária (Infantil), com tentos anotados por Toledo (2) e Miranda para os vencedores; Josias Antônio para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Roberto Amaral.
***
Águia Dourada/Kuzma 5×4 Peti/Bairro Alto (Juvenil), com gols marcados através de Bruno César, Ronei (2), Douglas e Diego para os vencedores; Ribeiro, Cleiton (2) e Vinícius para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Nilson Camargo.
***
Vila Sofia/Buscapé Fogos 4×2 Porto Feliz/Strike (Infantil), com tentos de Fogaça (2) e Oliveira (2) para os vencedores; Jefferson e Wilian para os vencidos; anormalidade – não houve; árbitro – Paulo Roberto Marques.
***
AA Gralha Azul 4×0 Cajuru FC (Feminino), tentos de autoria de Thays, Jaqueline e Ester (2); anormalidade – não houve; árbitro – Miguel Lorival Tortura.
***
Vila Sofia/Do All 5×0 Vila Lorena/Bela Vista (Mirim), tentos de Jena, Eduardo, Jean Carlos (2) e Kelvin; anormalidade – não houve; árbitro – Paulo Roberto Marques.
***
GER São José 1×1 Muitcholloco EC (Feminino), com tentos marcados por Daiane para o São José, e Luciana para o Gralha Azul; anormalidade – não houve; árbitro – Nilson Camargo.
***
Cates/Peladeiro 4×0 Ascoville FC (Mirim), tentos de Maicon, Michael (2) e Flávio; anormalidade – não houve; árbitro – Carlos César.
***
Águia Dourada FC 4×2 Torpedo FC (Feminino), com gols de autoria de Josiane, Daiane e Diana (2) para as vencedoras; Juliana e Fernanda para as vencidas; anormalidade – não houve; árbitro – Renato Santos.
***
Cates Peladeiro 2×2 Águia de Ouro FC/Kuzma (Infantil), gols marcados por Marcelo Henrique (2) para o Águia de Ouro/Kuzma; Cristian e Eduardo para o Cates; anormalidade – citação na súmula do técnico Caio Rokieskei; árbitro – Miguel Lorival Tortura.
***
São Sebastião FC 5×1 GAS/Ouro Verde EC (Juvenil), gols de Dalton (4), e Vagner para os vencedores, e Leonardo para os vencidos; anormalidade – foram expulsos os atletas Leonardo, Eliel, Paulo e Josimar do Ouro Verde; Vagner, Marcelo, Fernando e Adriano do São Sebastião, além do técnico do Ouro Verde; árbitro -Francisco Gatto Filho.