Apesar de não terem vencido a terceira etapa do Rally Dakar, disputada nesta terça-feira, entre as cidades de San Miguel de Tucumán e San Salvador de Jujuy, ambas na Argentina, os líderes da classificação geral permanecem os mesmos. O espanhol Carlos Sainz é o primeiro colocado entre os carros, enquanto o francês Cyril Despres lidera nas motos – os dois são os atuais campeões da prova.
Na disputa das motos, Despres lidera desde o começo do rali, tendo vencido as duas primeiras etapas. Nesta terça-feira, ele não repetiu a dose, mas conseguiu o segundo lugar, o que o manteve na ponta da classificação geral. O melhor do dia foi o espanhol Marc Coma, que completou o percurso de 521 quilômetros de trecho cronometrado com o tempo de 4h18min55.
A terceira etapa também foi boa para o brasileiro Zé Hélio. Ele terminou o dia na sexta colocação, subindo para o quinto lugar na classificação geral das motos. “Estou muito satisfeito com os resultados até aqui, mas o Dakar está apenas começando”, avisou o melhor representante do Brasil. “Estou fazendo o meu rali, sem me preocupar com os outros.”
Entre os carros, Sainz também lidera desde o início, após as vitórias nas duas primeiras etapas. Dessa vez, o espanhol terminou o dia em segundo lugar, o que foi suficiente para mantê-lo na ponta na classificação geral. O vencedor nesta terça-feira foi Nasser Al-Attiyah, do Catar, que completou o percurso de 500 quilômetros de trecho cronometrado em 3h42min20.
O melhor brasileiro na disputa entre os carros ainda é o piloto Guilherme Spinelli, que compete ao lado do navegador Youssef Haddad. Nesta terça-feira, eles conseguiram a 10ª colocação na terceira etapa, com o tempo de 4h00min40, o que os deixou em oitavo lugar na classificação geral.
Nesta quarta-feira, o Rally Dakar entra no Chile. A quarta etapa levará os participantes de San Salvador de Jujuy, ainda na Argentina, para a cidade chilena de Calama. Ao todo, serão 207 quilômetros de trecho cronometrado.