Quando a Copa do Brasil foi criada?
Em 1989, na época com 32 clubes: 22 campeões estaduais e 10 vices. Posteriormente, foram inseridos mais cinco campeões (Acre,Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins) e outros times de cada Estado, até chegar aos 86 atuais.
Como foram definidos os representantes paranaenses na edição 2012?
O Coritiba entrou como o campeão estadual e o Atlético como o vice. O Cianorte e o Arapongas entram por ser o terceiro e quarto colocados do Estadual, respectivamente, enquanto o Paraná Clube entrou pelo ranking da CBF.
O que mudou na Copa do Brasil 2013 em relação aos anos anteriores?
Além do aumento de 64 para 86 clubes, o torneio agora será disputada ao longo de todo ano, terminando apenas em novembro, e não em julho. Assim, pôde-se incluir os representantes brasileiros na Libertadores, o que não acontecia desde 2000, por causa do apertado calendário.
Outra diferença é que a Copa do Brasil é que irá definir quais equipes irão disputar a Copa Sul-Americana. Os oito melhores classificados do Campeonato Brasileiro do ano passado, que não chegarem às oitavas de final da Copa do Brasil, irão disputar o torneio continental no segundo semestre. Por conta disso, o São Paulo, atual campeão da Sul-Americana, ficou de fora da Copa do Brasil, sendo substituído pelo Vasco.
Quem participa atualmente do torneio?
As 70 primeiras vagas são definidas por Estado, da seguinte forma:
* Cinco clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.
* Quatro times do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.
* Três representantes de Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.
* Dois representantes de Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba, Piauí, Maranhão e Amazonas, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.
* Os campeões de Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
* Mais 10 vagas serão destinadas aos melhores colocados no ranking da CBF, entre os que não tiverem obtido classificação em seu Estado.
* As 6 vagas restantes são dos representantes brasileiros na Libertadores, que entram apenas nas oitavas de final. Este ano, serão Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Vasco. O clube carioca entra no lugar do São Paulo, que não pode disputar a Copa do Brasil por defender o título na Copa Sul-Americana.
Futebol paranaense já teve algum artilheiro da Copa do Brasil?
Em 2007, o atacante Dênis Marques, do Atlético, marcou 5 gols e terminou a artilharia empatado com André Lima (Botafogo-RJ), Dimba (Brasiliense) e Victor Simões (Figueirense).Qual o jogador paranaense que mais marcou gols na Copa do Brasil?
Paulo Rink, com 12 gols: 4, em 1996, e 8, em 1997.
Já houve alguma edição em que só times do interior representaram o futebol paranaense?
1993 – Londrina e União Bandeirante.
2004 – Londrina, Prudentópolis e Paranavaí
Quais foram os anos em que o futebol paranaense teve menos representantes na Copa do Brasil?
1994 – Paraná Clube.
1995 – Paraná Clube.
Qual a melhor campanha do Coritiba?
Vice-campeão em 2011 e 2012.
Qual foi a melhor, campanha do Atlético?
Quinto lugar em 2012.
Qual a melhor campanha do Paraná Clube?
Quinto lugar em 2012.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)