Calendário
O pesquisador da história do futebol paranaense, Heriberto Ivan Machado, explica que a combinação de calendário facilitava as primeiras presenças de equipes paranaenses no exterior. “Alguns clubes, na época de janeiro, fevereiro e março, também estavam em férias. Por isso se fazia muitos jogos pela América do Sul”, conta.
Empresários
Heriberto Ivan Machado conta que principalmente na década de 70 os empresários passaram a ter papel fundamental nas excursões. “Elias Zacour era o grande empresário, acostumado a levar times ao exterior”, conta.
Fora de casa
Atlético, Coritiba, Paraná, Londrina, Grêmio Maringá, Matsubara, Cambé, União Bandeirante, Cincão e Foz do Iguaçu são as equipes paranaenses que cruzaram as fronteiras para atuar no exterior com suas equipes profissionais ou de categorias de base.
Libertadores
Participar da Libertadores foi o maior triunfo paranaense em suas atuações fora de casa. O Coritiba foi o primeiro, em 1986. Voltou a jogar em 2004. O Atlético esteve presente em 2000, 2002 e 2005. O Paraná debutou em 2007.
Primeira excursão
Em 1949, o Atlético realizou a primeira excursão de uma equipe paranaense ao exterior. Na ocasião, o Furacão realizou amistosos com venceu o Sportivo Nacional, Olímpia e Cerro Porteño.
Fita Azul
O Coritiba se tornou o primeiro paranaense a conquistar um título, mesmo que simbólico, no exterior. Em 1972, após vitórias sobre Fenerbahçe, Moulodia, WRS e Seleção Olímpica de Marrocos, além de empates contra Portuguesa e Seleção Turca, Alviverde foi condecorado com o título de Fita Azul, premiação recebida do jornal Gazeta Esportiva, de São Paulo, aos clubes brasileiros que voltassem invictos do exterior.