Saiba mais futebol do estado nas rapidinhas do futebol paranaense

O pesquisador da história do futebol paranaense, Heriberto Ivan Machado, explica que a combinação de calendário facilitava as primeiras presenças de equipes paranaenses no exterior. “Alguns clubes, na época de janeiro, fevereiro e março, também estavam em férias. Por isso se fazia muitos jogos pela América do Sul”, conta.

Empresários

Heriberto Ivan Machado conta que principalmente na década de 70 os empresários passaram a ter papel fundamental nas excursões. “Elias Zacour era o grande empresário, acostumado a levar times ao exterior”, conta.

Fora de casa

Atlético, Coritiba, Paraná, Londrina, Grêmio Maringá, Matsubara, Cambé, União Bandeirante, Cincão e Foz do Iguaçu são as equipes paranaenses que cruzaram as fronteiras para atuar no exterior com suas equipes profissionais ou de categorias de base.

Libertadores

Participar da Libertadores foi o maior triunfo paranaense em suas atuações fora de casa. O Coritiba foi o primeiro, em 1986. Voltou a jogar em 2004. O Atlético esteve presente em 2000, 2002 e 2005. O Paraná debutou em 2007.

Primeira excursão

Em 1949, o Atlético realizou a primeira excursão de uma equipe paranaense ao exterior. Na ocasião, o Furacão realizou amistosos com venceu o Sportivo Nacional, Olímpia e Cerro Porteño.

Fita Azul

O Coritiba se tornou o primeiro paranaense a conquistar um título, mesmo que simbólico, no exterior. Em 1972, após vitórias sobre Fenerbahçe, Moulodia, WRS e Seleção Olímpica de Marrocos, além de empates contra Portuguesa e Seleção Turca, Alviverde foi condecorado com o título de Fita Azul, premiação recebida do jornal Gazeta Esportiva, de São Paulo, aos clubes brasileiros que voltassem invictos do exterior.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo