A russa Dinara Safina justificou neste domingo a sua condição de número 1 do mundo e conquistou o título do Torneio de Portoroz, na Eslovênia. Na final, a tenista da Rússia não começou bem, e teve que buscar a virada sobre a italiana Sara Errani. Após 2h53 de batalha, Safina venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 6/1 e 7/5, confirmando assim a sua terceira taça do ano.
Antes do torneio esloveno, disputado em quadras sintéticas, Safina já havia demonstrado superioridade no saibro, ficando com os títulos de Roma e Madri. Já Errani chegou à decisão em Portoroz credenciada apenas pelo vice em Palermo, na Itália, na última semana. Número 38 do mundo, porém, a italiana defendia o título conquistado em 2008.
No início da partida, Errani se aproveitou do nervosismo de Safina para quebrar o saque da russa por quatro vezes. Melhor no jogo, a italiana também conseguiu a vitória no tie-break. Mas a reação da líder do ranking mundial viria logo na segunda parcial, empatando o confronto com facilidade. No set decisivo, uma quebra conquistada por Safina no 11.º game foi fundamental para o título.