A número 1 do mundo não resistiu na noite deste sábado a suas atuações irregulares no US Open. Depois de vencer de virada nas duas primeiras rodadas do Grand Slam nova-iorquino, a russa Dinara Safina começou novamente perdendo para a checa Petra Kvitova, chegou a empatar, mas acabou sendo eliminada no tie-break do set decisivo, perdendo por 2 a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 7/6 (7/5), em 2h34 de jogo.
Safina pouco fez na quadra para tentar evitar sua eliminação ainda na terceira rodada, permanecendo no jogo apenas graças aos muitos erros de Kvitova. A número 72 do mundo cometeu 59 erros não forçados, contra 39 da russa. Para compensar, conseguiu 47 winners, enquanto a líder do ranking mundial conquistou apenas 12.
Depois de passar pela primeira cabeça de chave do US Open, a checa enfrentará nas oitavas de final a belga Yanina Wickmayer, que eliminou a italiana Sara Errani por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).
Ainda neste sábado pelo US Open, a russa Svetlana Kuznetsova, cabeça número 6, confirmou o favoritismo diante da israelense Shahar Peer, vencendo por 2 sets a 0 (7/5 e 6/1). A vitória credenciou a tenista da Rússia a enfrentar outra cabeça de chave pelas oitavas. Kuznetsova encara a dinamarquesa Caroline Wozniacki, nona favorita e que eliminou a romena Sorana Cirstea, com triunfo por 2 a 0 (6/3 e 6/2).
A ucraniana Kateryna Bondarenko passou pela australiana Anastasia Rodionova também por 2 sets a 0 (7/6 e 6/4) e encara agora a argentina Gisela Dulko.