São Paulo – De volta aos seus melhores momentos no tênis, Marat Safin venceu outra batalha em Melbourne. Depois de mais de 3h40 de um jogo de alto nível, derrotou o quatro vezes campeão do Aberto da Austrália, o norte-americano Andre Agassi, por 3 sets a 2, parciais emocionantes de 7/6 (8/6), 7/6 (8/6), 5/7, 1/6 e 6/3.

Com esta vitória, Safin, que já foi vice-campeão deste torneio em 2002, celebra sua classificação para a final, que jogará diante do vencedor da semifinal entre o suíço Roger Federer e o espanhol Juan Carlos Ferrero.

Para chegar à decisão do título, Safin cumpriu uma verdadeira maratona. Nos seis jogos até agora, passou quase 20 horas na quadra, disputando 28 sets. Na primeira rodada, precisou de quatro sets para vencer Brian Vahaly. Depois, mais quatro diante de Jarkko Nienimen, e cinco para os seguintes adversários: Todd Martin, James Blake, Andy Roddick e Agassi.

Os sacrifícios enfrentados na quadra agora mostram uma situação bem diferente da qual vivia há quase um ano, quando decidiu retomar a carreira com intensidade. Na ocasião, ele estava no Norte da Califórnia pescando ao lado de seu técnico e de um amigo. “Sentado num barco, ao lado de cervejas, numa média de oito horas por dia de pescaria, decidi que era momento de mudar. Fui visitar um médico em Los Angeles, fiz a cirurgia no pulso e estava convencido a retomar o rumo na carreira”, contou.

Os resultados já apareceram agora para Marat Safin, que chegou a despencar para a posição de número 86 do ranking mundial e com a campanha em Melbourne, independente de ganhar o título, já ganhará um lugar entre os 20 primeiros da ATP.

No lado feminino, as belgas Hustine Henin-Hardenne e Kim Clijiters não precisaram de tanta luta para garantir lugar na final de amanhã. Henin, a número 1 do mundo, derrotou a colombiana Fabíola Zuluaga por 6/2 e 6/2, enquanto Clijsters, em busca de seu primeiro título de Grand Slam, eliminou a suíça Patty Schnyder por 6/2 e 7/6 (7/2). As duas já se enfrentaram na final de Roland Garros, ano passado, com vitória de Henin.

continua após a publicidade

continua após a publicidade