A checa Lucie Safarova, segunda cabeça de chave e 16ª colocada no ranking da WTA, e a australiana Samantha Stosur, quarta pré-classificada e número 25 do mundo, vão se enfrentar na decisão do Torneio de Praga após avançarem nesta sexta-feira nas semifinais. Será o 14º confronto entre elas, sendo que a tenista da casa está em vantagem de 10 a 3 no confronto direto.
Em uma semifinal entre duas tenistas checas que já estiveram entre as dez melhores do ranking da WTA, Safarova derrotou Karolina Pliskova, campeão da edição de 2015 do Torneio de Praga e número 18 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/4), em 1 hora e 39 minutos.
Após triunfar no primeiro set, Safarova perdia por 4/1 na segunda parcial, mas reagiu e conseguiu forçar a realização do tie-break, quando fechou o jogo no seu primeiro match point com um winner de forehand. Assim, conseguiu a sua segunda vitória consecutiva sobre Pliskova após perder os três duelos anteriores.
Safarova não havia vencido sequer uma partida nesta temporada no circuito mundial do tênis, mas agora em Praga conseguiu quatro triunfos consecutivos para se garantir na decisão. Agora, a checa tentará conquistar o sétimo título da sua carreira.
Já Stosur, que já foi campeã oito vezes, nem precisou entrar em quadra nesta sexta-feira, pois avançou por W.O. A russa Svetlana Kuznetsova, cabeça de chave número 1 em Praga e 13ª colocada no ranking, desistiu do torneio e não entrou em quadra por causa de uma lesão.