Barcelona – Foram anunciados ontem, em Barcelona, os candidatos ao Prêmio Laureus, considerado o ?Oscar? do esporte.

continua após a publicidade

Na categoria mais importante, de melhor atleta do ano, a disputa está entre o tenista suíço Roger Federer, o jogador italiano de futebol Fabio Cannavaro, o golfista norte-americano Tiger Woods, o velocista jamaicano Asafa Powell, o piloto espanhol Fernando Alonso e o ex-piloto alemão Michael Schumacher.

Esta é a oitava edição do Prêmio Laureus, que terá a cerimônia de entrega no dia 2 de abril, em Barcelona, na Espanha. Os indicados são escolhidos em eleição entre jornalistas esportivos – foram 1.068 pessoas, de 128 países diferentes -, mas os vencedores saem da votação entre os membros da Academia Laureus, organizadora da premiação.

A disputa promete ser acirrada entre os indicados para o prêmio de melhor atleta do ano. Federer, Schumacher e Tiger Woods já ganharam a eleição duas vezes cada um e surgem mais uma vez como favoritos.

continua após a publicidade

Federer ganhou nos dois últimos anos e teve um 2006 melhor ainda. Ele acaba de bater o recorde de permanência como número 1 do mundo e já soma 10 títulos em torneios de Grand Slam. Aos 26 anos, está sendo apontado como o maior nome da história do tênis.

Já Tiger Woods também teve um 2006 brilhante, com títulos importantes como o do British Open e o do PGA Championship. Além disso, é responsável pela popularização do golfe.

continua após a publicidade

Schumacher, por sua vez, não foi campeão da Fórmula 1 no ano passado. Mas deixou as pistas, aposentado-se com 7 títulos mundiais – assim, o Laureus deste ano poderia representar uma homenagem à sua carreira.

Os outros candidatos também têm boas credenciais. Alonso desbancou Schumacher, conquistando o bicampeonato da Fórmula 1. Asafa Powell é o homem mais rápido do mundo, com o recorde dos 100 metros rasos – em 2006, ele igualou duas vezes a marca de 9s77. E Cannavaro liderou a seleção italiana na conquista do título da Copa do Mundo da Alemanha, sendo eleito pela Fifa como o melhor jogador de futebol no ano passado.

O Laureus também entrega prêmio para a melhor atleta do ano. A disputa entre as mulheres tem a belga Justine Henin (tênis), a russa Maria Sharapova (tênis), a francesa Amelie Mauresmo (tênis), a russa Yelena Isinbayeva (atletismo), a sueca Carolina Kluft (atletismo) e a francesa Laure Manaudou (natação).

Outra categoria é a de melhor equipe. Nesta disputa, os indicados são: Barcelona, campeão espanhol e europeu de futebol; Renault, campeã da Fórmula 1; seleção espanhola masculina de basquete, campeã mundial; seleção italiana de futebol, campeã da Copa do Mundo da Alemanha; seleção neozelandesa de rúgbi; e a equipe européia da Ryder Cup de golfe.

As demais categorias premiadas pelo Laureus são as de revelação, melhor retorno ao esporte, atleta com deficiência física e atleta de esportes radicais.