A seleção russa de vôlei feminino não teve grandes problemas para derrotar a Sérvia nesta terça-feira, por 3 a 0 (25/19, 25/8 e 25/12), e assegurar vaga na semifinal do Mundial do Japão. O mesmo ocorreu com a equipe anfitriã, que passou pela Coreia do Sul por 3 a 0 e também avançou.
A adversária do Brasil na semifinal, aliás, sai do duelo entre estas duas equipes. Se vencer a última partida da segunda fase contra os Estados Unidos, nesta quarta-feira, a seleção brasileira garante a primeira posição do Grupo F e encara a segunda colocada do Grupo E. O posto hoje é ocupado pelo Japão, que enfrenta a invicta Rússia e precisa ganhar por grande margem de pontos para tomar a liderança.
Pela chave brasileira, duas seleções ainda disputam a segunda vaga na semifinal. Depois de passarem pela Holanda por 3 a 0 nesta terça-feira, as norte-americanas mantiveram a vice-liderança. Mas a Itália também está na briga, após ganhar da Tailândia por 3 a 0. Com um triunfo a menos, as italianas precisam vencer Cuba e torcerem por um tropeço dos Estados Unidos, o que levaria a decisão para o ponto average (divisão dos pontos marcados pelos sofridos).
Ainda nesta terça-feira, Cuba superou a República Checa por 3 a 1 pelo Grupo F. Na outra chave, a China ganhou da Polônia por 3 a 0, mesmo placar da vitória da Turquia sobre o Peru.