O Brasil foi surpreendido pela Rússia e acabou com o vice-campeonato da Copa do Mundo de Futebol de Areia, em Ravenna, na Itália. Com um futebol irreconhecível, que nem de longe lembrou a equipe que se acostumou a dominar o esporte, a seleção do técnico Alexandre Soares sofreu uma goleada história, por 12 a 8, neste domingo.
Logo no início do jogo, o time russo partiu para cima e abriu 3 a 0. Com uma tática ousada, na qual mudou a formação da equipe três vezes em quatro minutos, o técnico Mikhail Likhachev surpreendeu os brasileiros, que não se encontravam em quadra. André, com um gol de pênalti e outro de falta, diminuiu o placar ainda no primeiro período, mas, logo no início da segunda etapa, Eremeev aumentou a vantagem, de bicicleta.
Foi justamente no segundo período que a Rússia praticamente decidiu a vitória. Eremeev novamente, Makarov, duas vezes, Shishin, e um gol contra de Betinho, fizeram com que os europeus fossem para o terceiro tempo com uma vantagem de 9 a 4 – Betinho e Sidney marcaram para o Brasil.
No último período, André chamou a responsabilidade e tentou recolocar o time brasileiro na partida, anotando quatro gols. Mas já era tarde, e os russos conseguiram administrar a vantagem e marcaram mais três gols – duas vezes com Shishin e uma com Leonov.
Com a derrota, o sonho do pentacampeonato mundial do Brasil ficou para a próxima edição do torneio, em 2013, no Taiti. Já a Rússia conquistou seu primeiro título da competição. O consolo brasileiro ficou por conta de André, que com os seis gols marcados neste domingo superou o português Madjer e terminou como artilheiro, com 14 bolas na rede.