O Flamengo esteve presente em outras ocasiões especiais para o Atlético. Foi contra o time carioca, por exemplo, que o Furacão festejou o retorno para o Estádio Joaquim Américo, a Baixada, em 1994, após quase oito anos mandando seus jogos no Estádio do Pinheirão, pertencente à Federação Paranaense (FPF).
No amistoso festivo, o Urubu foi derrotado por 1 a 0 com um gol assinalado aos 42 minutos do 2.º tempo por Ricardo Blumenau. O clube da Gávea também foi o primeiro adversário nacional a jogar na nova Arena em 1999, sendo derrotado por 3 a 2 no Campeonato Brasileiro.
Historicamente há um equilíbrio nos confrontos envolvendo os rubro-negros. Em 28 jogos válidos pelo Brasileirão, desde 1971, o Furacão tem 12 vitórias contra 11 do adversário. Normalmente, cada time vence quando atua em seu território.
Tabu
No entanto, o Atlético tem a seu favor um famoso tabu. A equipe paranaense não perde para o Flamengo, em Curitiba, desde 1974. De lá pra cá foram 14 jogos, com 11 triunfos e 3 empates.
Somente na Arena, inaugurada em 1999, foram 9 jogos e 8 vitórias do Furacão. O Rubro-Negro paranaense também é detentor da maior goleada no confronto entre os dois clubes. Aconteceu no Brasileirão de 2001, quando o Furacão foi campeão brasileiro (4 a 0). Domingo haverá mais um capítulo desta história.